Sociedade | Censos Sénior 2020 identifica mais de 42 mil seniores em situação de isolamento

Introduza o seu e-mail

Censos Sénior 2020 identifica mais de 42 mil seniores em situação de isolamento

12/11/2020 | Fernanda Cerqueira

A população idosa que vive sozinha ou isolada continua a aumentar. FOTO UNSPLASH A população idosa que vive sozinha ou isolada continua a aumentar. FOTO UNSPLASH

A operação realizada durante o mês de outubro com o objetivo de «identificar a população idosa, que vive sozinha, isolada, ou sozinha e isolada», sinalizou 42.439 idosos a viver sozinhos ou em situação de vulnerabilidade nos 18 distritos do país. São mais 571 pessoas do que os 41.868 idosos identificados na edição de 2019 da operação Censos Sénior.

Segundo a Lusa, Vila Real é o distrito que soma mais seniores a viver sozinhos ou isolados (5.065), Guarda (4.585), Viseu (3.402), Beja (3.403), Faro (3.313), Bragança (3.285) e Portalegre (3.104).

Lisboa, com 767 sinalizados, e Porto, com 857, são, inversamente, os distritos do país que registaram menos idosos em situação de vulnerabilidade.

A par deste levantamento, esta operação levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR) serviu também para alertar os idosos «para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla ou furto», bem como prevenir comportamentos de risco e sensibilizar para a adoção de medidas preventivas de propagação da pandemia de Covid-19.

Sugestões de leitura 

Embora seja reconhecida como um problema de saúde pública, a solidão tem recebido menos atenção do que é merecido. Mesmo sendo a causa de uma pior saúde e de uma maior necessidade de cuidados. Recorde o nosso artigo - Uma doença chamada solidão. E não deixe de ler a nossa entrevista com a Dra. Judite Gonçalves, investigadora da Nova School of Business and Economics.

Conheça as conclusões do estudo da revista científica Aging & Mental Health que se debruçou sobre a relação entre estes dois fatores – a sabedoria e a solidão.

E porque a Covid-19 nos forçou a todos a ficar mais longe uns dos outros deixe-se inspirar pelo nosso artigo - Distanciamento social sim. Solidão não!

 

Fonte: Idosos em situação de isolamento sinalizados pela GNR sobem para mais de 42 mil, da agência Lusa