Introduza o seu e-mail
Bicicleta, pesca, caminhada, museu, piquenique… Este ano em especial, procure alternativas à praia.
Há quem não goste muito de praias cheias de gente, de mergulhar na água fria do mar ou ficar estendido na toalha a “torrar” ao sol, em especial num ano como este onde o risco é maior pela concentração de pessoas. Há ainda quem simplesmente não possa desfrutar da época balnear por questões de saúde.
Para todas estas pessoas há alternativas à praia bem interessantes, que não implicam um boicote aos dias de sol e calor. Ao mesmo tempo são:
- divertidas,
- promovem o exercício físico e
- ainda funcionam como alavanca no processo de envelhecimento ativo.
Independentemente do local onde habita, haverá sempre um museu, exposição ou centro cultural para visitar. Da pintura à fotografia, passando pela escultura, vídeo, desenho, etc. Mesmo nesta fase, com os devidos cuidados, pode sempre ser uma boa alternativa pois estes locais estarão menos cheios e com maior calma e tranquilidade, podemos gozar as exposições. E ao domingo de manhã, por exemplo, muitas são inclusive, gratuitas.
Uma excelente opção para dias tórridos de verão e uma das melhores alternativas à praia, pois o ambiente é climatizado e ideal para estimular a mente e a sua criatividade.
Se nunca foi à pesca, é hora de experimentar! Esta atividade é saudável, e não requer um elevado esforço físico, pois o seu objetivo é ajudar a relaxar, mais do que ajudar a economizar ao jantar, levando para casa dois ou três peixes fruto de um dia bem passado.
E, como sabe, o bem-estar psicológico é também um ótimo benefício para o seu corpo e para a sua longevidade. Basta investir numa cana e em mais alguns acessórios. E, se esta sugestão acabar por se tornar numa rotina, o investimento será amplamente compensado!
Há lá coisa melhor do que reunir a família ou os amigos ao ar livre num piquenique? Principalmente, este ano onde estamos mais limitados e com necessidade de distanciamento social. Escolha um grupo restrite a aproveite para um bom convivio, pondo a conversa em dia.
Estender uma manta no chão ou aproveitar as mesas e bancos disponíveis um pouco por todo o pais para uma refeição descontraída? Efetivamente um piquenique é uma das melhores alternativas à praia, uma excelente opção de lazer para quem quer aproveitar o bom tempo ao ar livre, num local mais calmo e fresco. Escolha um sitio com pouca gente.
Aproveite o facto de o número de ciclovias ter aumentado e faça passeios de bicicleta este verão. Parta logo de manhazinha ou, em alternativa, ao final da tarde para não apanhar tanto calor e exercite-se ao mesmo tempo que admira a vista.
Andar de bicicleta ajuda a fazer exercicio e é uma boa forma de socialização, se fizer passeios em grupo.
Dá uma sensação de liberdade e alegria e, claro, traz inúmeros benefícios para a saúde.
Sabia que quem anda de bicicleta regularmente apresenta um nível de condição física equivalente a ser 10 anos mais novo?
São grátis, versáteis e divertidas. As caminhadas podem ser uma das alternativas à praia em dias de verão, pois seja para conhecer melhor as ruas de uma cidade, seja para passear à beira mar ou no campo, conseguem proporcionar verdadeiros momento de lazer que podem ser vividos sozinha, a pares ou em pequenos grupos e que funcionam como exercício de baixo impacto. Ou seja, que diminui e previne o desenvolvimento de incapacidades físicas, mantendo ativos corpo e mente.
E agora que já conhece algumas alternativas à praia, esqueça o fato de banho, mas lembre-se de sair de casa e divertir-se e apanhar sol, neste verão! Sempre com proteção e já sabe, com distanciamento social.