Introduza o seu e-mail
A ciência continua a inovar e as mais recentes novidades chegam do Hospital Garcia de Orta, em Almada, que começou a realizar um tratamento inovador a laser que permite corrigir a dificuldade em ver ao perto.
«Em apenas algumas horas é alcançada uma boa acuidade visual e a leitura é geralmente possível sem o auxílio de óculos de leitura ou lentes de contacto», revelou a unidade hospitalar, em comunicado, no dia 17 de agosto.
Segundo a mesma nota, o Hospital Garcia de Orta «é o único hospital público a realizar em Portugal o tratamento inovador Supracor-Lasik, que permite corrigir a presbiopia», mais conhecida como ‘vista cansada’.
É uma condição natural associada ao envelhecimento, a partir dos 40 ou 50 anos, em que «o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetivos próximos, ou seja, de ver ao perto», explica o hospital.
No entanto, já é possível corrigir estes «erros de refração relacionados com a idade», através do «equipamento laser topo de gama» que o Hospital Garcia de Orta adquiriu para o Serviço de Oftalmologia.
De com o hospital, o Supracor-Lasik consiste num tratamento laser com multifocalidade na córnea, que permite aumentar a visão de perto e intermédia. O procedimento é normalmente realizado só no olho não dominante «e é rápido, simples, seguro e eficaz».