Foi criada a Associação Stop Idadismo | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Foi criada a Associação Stop Idadismo

16/07/2022 | Fernanda Cerqueira

Os órgãos sociais da Associação Stop Idadismo foram eleitos a 27 de junho de 2022. FOTO UNSPLASH Os órgãos sociais da Associação Stop Idadismo foram eleitos a 27 de junho de 2022. FOTO UNSPLASH

Após o surgimento do movimento #StopIdadismo, em 2021, foi criada a Associação Stop Idadismo com o objetivo de combater os estereótipos (como pensamos), os preconceitos (como nos sentimos) e a discriminação (como agimos) direcionados às pessoas com base na idade.

Os órgãos sociais foram eleitos no passado dia 27 de junho, sendo que integram a Assembleia Geral: Samuel Barros (Presidente), Sara Calhau (Secretária), Jorge Pereira (Secretário). A Direção conta com José Carreira (Presidente), Bruno Esteves (Vice-Presidente), Ricardo Bordón (Vice-Presidente), Susana Andrade (Tesoureira), Sílvia Triboni (Secretária), Nuno Peixoto (Vogal), Mauro Oliveira (Vogal). O Conselho Fiscal integra José Pedro Gomes (Presidente), Alexandra Meneses (Vice-Presidente), Ricardo Costa (Vogal), Marlene Seco (Vogal), Rodrigo Saraiva (Vogal).

Em declarações, publicadas no site da Associação, José Carreira considera que a  criação da Associação Stop Idadismo «foi uma evolução natural que juntou a vontade de várias pessoas, de diversos pontos do país, incluindo os Açores, com os mesmos objetivos: aumentar a consciencialização sobre a natureza, o impacto e os fatores determinantes do idadismo, dirigidos tanto aos mais jovens como às pessoas idosas; chamar a atenção para a necessidade de prevenir o Idadismo; promover e proteger a plena efetivação dos direitos humanos para todas as pessoas; apresentar estratégias de intervenção eficazes e alertar para a necessidade urgente de serem adotadas medidas por parte dos governos, da sociedade civil, do setor privado e dos indivíduos de todas as idades.».

Para ler ou reler sugerimos o nosso artigo "Uma em cada duas pessoas são idadistas, revela relatório da ONU" com números impressionantes sobre a discriminação em relação à idade. 

Para mais informações sobre a Associação Stop Idadismo, consulte o site: www.stopidadismo.pt