Introduza o seu e-mail
Com a atualização e publicação das tabelas de retenção na fonte é já possível calcular o salário líquido para 2022. Para facilitar todas as contas, o Doutor Finanças disponibiliza gratuitamente um simulador que permite calcular o valor do salário, tendo como ponto de partida o salário base (salário em valores brutos), considerando os subsídios de Natal e de férias e a forma como são pagos, e a composição do agregado familiar. Neste cálculo vai ainda ser considerado o subsídio de alimentação e a forma como este é pago: se em cartão/ticket ou se em remuneração.
Em geral, os rendimentos líquidos das famílias vão subir ligeiramente (entre 1 e 5 euros) e os salários até 710 euros estarão isentos de descontos para o IRS.
Em comunicado, o Doutor Finanças aponta que nos últimos anos os rendimentos dos portugueses têm vindo a aumentar, devido às alterações que têm sido feitas nas tabelas de retenção na fonte. Este ano não é exceção, uma vez que em 2022 os rendimentos líquidos das famílias vão subir ligeiramente, na maior parte dos casos entre 1 a 5 euros, dependendo da situação.
Os salários até 710 euros estarão isentos de descontos do IRS, aumentando assim o número de famílias que não fará estes descontos. Esta medida, significa um aumento de 24 euros quando comparado com o limite de 2021, e está relacionada com o aumento do salário mínimo para 705 euros.
Pode consultar as tabelas de retenção na fonte no Despacho n.º 11943-A/2021, de 2 de dezembro, em Diário da República.