Mulheres inspiradoras com mais de 50 anos | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Mulheres inspiradoras com mais de 50 anos

14/01/2022 | Sofia Alçada

Mulheres inspiradores com feitos realizados depois dos 50 anos Fonte: Forbes e Know Your Value Mulheres inspiradores com feitos realizados depois dos 50 anos Fonte: Forbes e Know Your Value

A iniciativa da Forbes “50 mais 50” (50 over 50), com a plataforma Know Your Value de Mika Brzezinski tem uma função muito concreta de divulgar grandes feitos de mulheres depois dos 50 anos. 

"As pessoas tomam suas próprias decisões, a seu tempo. Não têm que seguir a visão de outra pessoa sobre como é que a sua vida deve ser", disse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi. "Mas sim, sobre o que funciona para elas." Com mais de 80 anos, Pelosi sabe bem o que é esperar pelo momento certo: Só concorreu ao Congresso dos EUA depois dos 47 anos, tornando-se a primeira mulher presidente da Câmara dos EUA aos 66 anos.

O que é o "50 mais 50" (50 over 50)

O 50 mais 50 (50 Over 50) é uma lista de 50 mulheres selecionadas que não deixam que as expectativas sociais ditem as suas vidas profissionais. Rejeitam a sabedoria convencional de que os seus melhores anos estão para trás. Ao fazer isso, estão a liderar um movimento e a dar um excelente exemplo do que pode ser a nossa vida e como podemos continuar a contribuir.

Leia também um artigo de opinião sobre o empoderamento de nós, mulheres 

Para esta seleção, foram recebidas mais de 10.000 candidaturas para dar origem a uma lista de 50 pessoas. Coube assim a um júri composto por três mulheres influentes:

  • ícone da moda Diane von Furstenberg;
  • CEO da Grameen, Andrea Jung;
  • fundadora do Act One e uma das mulheres mais ricas da América, Janice Bryant Howroyd.

Os critérios de base para a constituição desta lista foram:

  • Conquistas depois dos 50 anos;
  • Sucesso em escala (fundadoras e CEOs de empresas com fins lucrativos gerando um mínimo de US$ 20 milhões em receita anual);
  • uma mentalidade “pay-it-forward”. Muitas dessas mulheres não estão apenas a trabalhar para melhorar as suas próprias carreiras; mas sim a usar o trabalho desenvolvido para tornar melhor a vida para as gerações futuras.

Alguns exemplos de conquistas destas mulheres com mais de 50 anos:

  • Kamala Harris, aos 56 anos é a primeira mulher negra e a primeira asiática americana a ocupar o cargo de vice-presidente dos EUA.
  • Jane Fraser, CEO do Citigroup, que aos 53 anos é a primeira mulher a assumir o comando de um dos maiores bancos da América.
  • Julie Wainwright era a CEO da Pets.com empresa que teve que fechar devido a crise e na altura em que isso aconteceu, o seu marido também pediu o divórcio. Depois dos 50 anos, Julie teve que começar de novo, fundando uma nova empresa chamada The RealReal, que hoje vale mais de mil milhões de dolares.

Muitas das histórias que fazem parte desta lista, incluem mulheres que sobreviveram a momentos igualmente difíceis.

O importante, é saber que não há prazo para sucesso ou realização. Nem há caminhos pré-definidos, que todos temos que seguir. Descubra o seu, e acredite que é possível fazer com que a sua vida tenha um sentido e que possa continuar a contribuir da forma que para si faz sentido.

À sua dimensão.   

 

Fonte: Revista Forbes 50 over 50