Lala Deheinzelin – uma futurista a cocriar a nova sociedade e a economia | Sociedade

Introduza o seu e-mail

Lala Deheinzelin – uma futurista a cocriar a nova sociedade e a economia

29/11/2022 | Sílvia Triboni

Lala numa das suas palestras no TedTalk Fonte: DR Lala numa das suas palestras no TedTalk Fonte: DR

Quando eu soube que a Lala Deheinzelin iria palestrar no Planetiers World Gathering 2022, em Lisboa, corri para inscrever-me neste grande congresso que promove a conscientização, educação e cocriação de soluções inovadoras para uma economia mais inclusiva e sustentável. Almejava conhecer, pessoalmente, esta incrivelmente criativa e visionária brasileira que tanto nos inspira e nos ensina como enxergar e agir perante as incertezas e transformações pelas quais vivemos.

“Futurista profissional é alguém que domina o glossário do futuro, interpreta sinais e ajuda as pessoas e empresas a construirem o futuro na prática.”

Extremamente entusiasmada com o teor da conversa que Lala Deheinzelin teve com Wellington Nogueira (fundador da Doutores da Alegria) na última MaturiFest, da qual também fiz parte, corri para inscrever-me no Planetiers World Gathering 2022 (PWG2022), e lá tive a honra de conhecer a nossa Futurista pioneira, TEDx Speaker, Especialista em Novas Economias, Criadora da ferramenta de gestão estratégica Fluxonomia 4D e Fundadora do movimento Crie Futuros.

Após palestras e mediações que Lala realizou no PWG2022, tratei de apresentar-me a esta culta e generosa empresária que imediatamente acolheu-me em uma longa e amigável conversa. Um encontro que se transformou em uma amizade, amizade esta fortalecida nos dias que se seguiram durante a websummit 2022 e após.

Lala Deheinzelin a transformar mentalidades para a compreensão e uma nova visão do que nos circunda

Lala Deheinzelin é considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão cocriando a nova sociedade e a economia.

Palestrante com experiência em todos os setores da economia, já transmitiu os seus conhecimentos em quatro continentes do mundo a organismos públicos e privados, com e sem fins lucrativos, que lideram processos sustentáveis e inovadores.

Lala dedicou-se aos estudos da transdisciplinaridade e linguagem simbólica, e depois interessou-se por estudos do futuro, tornando-se uma brasileira associada à World Future Society, que deu a ela o título de Futurista. No Brasil, Lala é também conhecida por seu trabalho como atriz, apresentadora e produtora cultural, possuindo um vasto conhecimento em direção nas artes cênicas, cinema e televisão.

É cofundadora do Núcleo de Estudos do futuro da PUC/SP, parte do United Nations Millenium Project e é autora do livro Desejável Mundo Novo.

 

Lala Deheinzelin lidera e coordena o Movimento Crie Futuros, criado em 2008, projeto de inovação voltado para inspirar futuros desejáveis.

“Movimento baseado na ideia de Peter Drucker, de que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Assim, se o futuro é fruto do que sonhamos e desejamos, precisamos nutrir visões positivas para sair do campo dos futuros previsíveis para os futuros desejáveis. Com isso, ampliamos o campo dos futuros possíveis, concretizáveis.”

“O futuro é fruto dos sonhos do passado e escolhas do presente” Lala Deheinzelin

Em 2012 foi convidada pela ONU e organizações não-governamentais para assessorar e elaborar estratégias de desenvolvimento para Moçambique e Cabo Verde. Projetos que estrearam o tema da economia criativa e colaborativa World Trade Organization.

Soluções que nos permite construir o melhor futuro possível em nossas organizações

Em 2014 criou a Fluxonomia 4D, uma ferramenta de gestão estratégica que combina Estudos de Futuro e Novas Economias, um sistema de gestão de empreendimentos e iniciativas que dialoga com as rápidas mudanças do século XXI, por meio da economia criativa, colaborativa, compartilhada e multimoedas, para atender as necessidades do mercado e da sociedade do século XXI.

Analisa processos, recursos disponíveis, conhecimentos e stakeholders com uma visão em quatro dimensões: cultural, ambiental, social e financeira.

“Sua perspectiva sistêmica revela recursos abundantes, disponibilizando ações objetivas e otimizando tempo e equipes. Ao aplicar as quatro dimensões da sociedade associadas às novas economias temos resultados exponenciais que podem garantir a longevidade de nossas iniciativas.”

Obviamente Lala e seu gênio inventivo e futurista também chegou na universidade pois criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em Economia Criativa e Colaborativa do país.

Não perca a nossa entrevista sobre uma das 100 mulheres do mundo que estão a pensar e a cocriar a nova sociedade e a economia, com todos os desafios emergentes que se ligam também as questões da longevidade e do envelhecimento.