Lisboa no Top 10 do Investimento Imobiliário | Habitação

Introduza o seu e-mail

Lisboa no Top 10 do Investimento Imobiliário

02/09/2021 | Conteúdo patrocinado

Lisboa é uma das capitais com maior procura para investimentos segundo Estudo CBRE Foto: Pexels Lisboa é uma das capitais com maior procura para investimentos segundo Estudo CBRE Foto: Pexels

Um estudo recente apresentado pela CBRE dá conta da intenção de avultados investimentos no sector imobiliário para o segundo semestre de 2021. Ainda que outras cidades constem desta estrita lista, a capital portuguesa figura como um dos destaques deste ano. Se motivos faltassem, este vem acrescentar ânimo a todos aqueles que perspetivem negociar neste meio.

Ainda que continuemos a sentir os nefastos efeitos da pandemia nos mercados nacional e internacional, a realidade é que os valores praticados no imobiliário nem por isso sofreram quebras de maior.

A par desta realidade, os investidores estrangeiros não só ajudam a sustentar os valores em alta, como colocam a perspetiva como largamente positiva para os próximos anos. Para quem deseje investir, estas são excelentes notícias.

Já para todos aqueles que procuram uma nova habitação a preços acessíveis, os desafios podem vir a ser ainda maiores do que já eram até este momento.

Os Avultados Valores a Considerar

É a própria CBRE que revela um crescimento na ordem dos 40% no que toca ao investimento efetuado na cidade. Em termos práticos, tal representa cerca de €200 milhões e já superando o montante aquando do primeiro confinamento.

Porém, os números estão ainda aquém do período pré-pandémico, quando os valores de investimento registados eram cerca de 50% superiores. Tal significa que um regresso à normalidade poderá ditar um crescimento abrupto de preços por toda a cidade e impactar o restante mercado imobiliário nacional.

Nada disto deverá surgir como grande surpresa. Todos aqueles que vislumbraram o preço da habitação em Portugal ao longo dos anos mais recentes sabem que comprar casa em Lisboa é um desafio como poucos. Com preços que não são efetivamente para todas as bolsas, inclusive a perspetiva de investir no mercado imobiliário não é de fácil conclusão para todos.

 

A Perspetiva de um Futuro Risonho

Tudo indica que o mercado imobiliário nacional está somente num compasso de espera antes de ver os preços dispararem novamente. No que toca aos principais distritos: Lisboa, Porto, Faro e Região Autónoma da Madeira, os preços já elevadíssimos poderão ainda encontrar novos recordes para bater.

Aqueles que possam ainda investir no imobiliário da capital neste momento poderão vislumbrar uma valorização considerável nos próximos anos. Para tal, é essencial que a campanha de vacinação proporcione excelentes resultados e uma economia semelhante aos parâmetros anteriormente observados volte a surgir.

Caso nenhuns outros entraves se coloquem, o investimento estrangeiro deverá regressar em força e impulsionar o mercado imobiliário para um desempenho tão ou mais impressionante que aquele observado em 2019.

Portugal continuará a fazer valer-se dos seus argumentos no momento de atrair renovado investimento para sector imobiliário. O país desfruta de uma posição privilegiada entre os lugares cimeiros do índice global da paz, motivo que o torna particularmente atrativo a nível internacional.

Os mesmos argumentos que serviram para atrair milhões de visitantes até 2019 servem igualmente para perspetivar no futuro um crescimento económico saudável e consequente impulso do mercado imobiliário.