Sociedade | Longevidade de relacionamento: Qual o segredo para melhorar a sua vida?

Introduza o seu e-mail

Longevidade de relacionamento: Qual o segredo para melhorar a sua vida?

14/02/2020 | Sofia Alçada

Longevidade e equilíbrio de relacionamentos - Foto: Unsplash Longevidade e equilíbrio de relacionamentos - Foto: Unsplash

A vida deve ser vivida em pleno e com relacionamentos solidos e duradouros. Há vários segredos para isso, e foi isso que procuramos escrever, com base no descrito pelo filósofo e escritor Fabiano de Abreu no artigo que aqui adaptamos:.

Então, qual será o segredo?

Montar o Puzzle

Para o filósofo, os relacionamentos são como um puzzle, um quebra-cabeças que por vezes demoramos a montar e a encontrar o sentido mas, depois de estar completo, ficamos bem mais tranquilos. «Como se todo o processo de construção fosse um ensinamento. Conhecer quem está ao nosso lado e, ao fim desse tempo, o caminho que fazemos é-nos mais familiar e tendemos a ser mais verdadeiros.»

O que obriga a que todas as peças estejam sobre a mesa, sem meias verdades, para que se possa montar o puzzle e perceber se falta alguma peça ou não… pois como num puzzle “se faltar uma peça, nunca estará completo”. 

Tripé do Relacionamento  

Assim, Fabiano de Abreu refere três pontos fulcrais que são a base da longevidade de um relacionamento, a que chama de ‘Tripé do Relacionamento‘. Fazendo uma analogia a um tripé - objeto estável e equilibrado com base em 3 pernas - destaca a importância dos três pontos estarem estruturados, para termos relações equilibradas, relações felizes ao longo da vida.

Assim as 3 pernas são:

Respeito – Ser fiel não só à pessoa mas também às suas convicções. Respeitar as suas opiniões, escolhas, a individualidade e a  liberdade procurando o ponto de equilíbrio que respeite também os dois outros pontos do tripé.

Compreensão – Aceitar e respeitar opiniões e comportamentos. A compreensão é um dos componentes da busca do equilíbrio. O equilíbrio é necessário para a manutenção e a duração do relacionamento.

Tolerância – Tolerar o outro tem como foco a paz e o equilíbrio que é o necessário para a longevidade no relacionamento. Tolerância é compreendermos o outro e buscar o equilíbrio com capacidade de escuta, e dialogo aberto. A tolerância é ter a humildade necessária para reconhecer os nossos limites e os do outro, é saber que erramos e saber perdoar também.

«Todo o relacionamento, para que funcione, tem que ter bases sólidas. (...)As relações não são tão fáceis na realidade quando comparadas às idealizações românticas dos livros ou dos filmes. As pessoas são seres únicos que carregam em si personalidades diversas e sensos de vida variados.» Segundo o artigo que refere a visão do filósofo e escritor Fabiano de Abreu,

E então, tem o que precisa para uma vida com maior longevidade de relacionamento? Vamos lá construir o Puzzle com todas as peças e quando estiver pronto, usar o tripé para registar o momento. Um tripé que deve ser estável e equilibrado com as 3 componentes necessárias para a sua vida e seus relacionamentos. Nem mais, nem menos!