Introduza o seu e-mail

Fruta Feia: 2000 toneladas! E um milhão de euros

13/02/2020 | Fernanda Cerqueira

Cerca de 30% de tudo o que os agricultores produzem é desperdiçado, seja por ter manchas, por ser muito pequeno ou por ter uma forma diferente. Um sério problema de equilibrio do sistema de produção, de desperdício alimentar e de responsabilização do consumidor.

Criada em 2013, a cooperativa Fruta Feia abastecia 120 consumidores e salvava do lixo, por semana, cerca de 400 quilos. Seis anos depois, fazem parte do projeto 235 agricultores. A cooperativa tira do lixo semanalmente 15 mil quilos de hortofrutícolas, conta com 5500 associados e tem uma lista de espera de 15 mil pessoas. Em seis anos foram salvas duas mil toneladas o que significou também chegar praticamente a um milhão de euros nas mãos dos agricultores, e um maior equilibrio dos recursos.

Existem mais de dez postos de venda da Fruta Feia. Às segundas-feiras, existem cabazes nos Anjos e Telheiras, em Lisboa; e em Matosinhos. Às terças, estão no Rato (Lisboa), Vila Nova de Gaia e Almada. Às quartas chegam ao Porto, à Amadora e ao Mercado de Santa Clara. No dia seguinte é a vez da Parede e da Guarda. As seleções são de 3 e 4 quilos (3,50 euros), ou de 6 a 8 quilos (7 euros). Não perca a oportunidade de ajudar a equilibrar o nosso ecosistema, gerando o minimo de desperdicio. 

Saiba tudo na página da internet da Cooperativa Fruta Feia.

E a propósito do tema, se quiser aproveitar os caixotes de fruta, não perca aqui esta boa ideia.