Cultura e Lazer | Longevidade: o que é?

Introduza o seu e-mail

Longevidade: o que é?

19/02/2020 | Sofia Alçada

Uma vida com longevidade e equilíbrio - Foto: Unsplah Uma vida com longevidade e equilíbrio - Foto: Unsplah

Concordo em pleno com um artigo que li, escrito por Liciana Rossi, cujo título era Longevidade.

A autora falava do facto de usarmos termos como velhice e terceira idade, e eu acrescento os termos sénior ou idoso, questionando a ideia do que nos vem a cabeça quando ouvimos estas palavras. Qual é a ideia que lhe vem ao ouvir estes termos? Sem dúvida, são palavras de conotação negativa, que em nada abonam a favor da idade e do quão bom é vivermos mais anos.

Contrariamente ao termo longevidade, palavra que nos trás algo de mais positivo e que todos gostamos de ouvir e de ter. E que soa sem duvida bem. Quem não quer ter longevidade? Quem não quer ter mais anos de vida e viver “para sempre”?

Definição da Longevidade:

Longevidade é um substantivo que indica duração de vida maior do que o comum.

A ciência tem mostrado que não existe fórmula mágica para a longevidade, embora a criação de determinados hábitos ao longo da vida podem, como sabemos, contribuir para que desfrutemos com vida até mais tarde, sendo esta de qualidade.

Para isso é necessário mantermos o cérebro ativo e jovem, cumprindo a velha máxima do poeta romano Juvenal, “Mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são), que no fundo resume bem o que é preciso para viver bem e ter saúde.

No entanto, a realidade dos nossos dias, com a rotina da vida moderna que exige das pessoas muito mais horas de trabalho, com ligação 24 horas, com uma enorme pressão de constante presença e atualização, que resulta muitas vezes numa alimentação pouco cuidada sem tempo para exercício e em que dificilmente conseguimos pensar na nossa saúde e bem-estar. Ao deixar de ter tempo para nós, para apreciar as coisas boas da vida, a natureza ao nosso redor, o sol que brilha lá fora, a capacidade de apreciar o silêncio e o bom que é estar connosco (a tal mente sã), perdemos parte do equilíbrio que nos permite ter uma maior longevidade num corpo são.

Bons hábitos de Vida para maior Longevidade

E então que hábitos devemos ter para uma vida de maior longevidade? Nada de novo na realidade, mas vamos aqui relembrar:

- Buscar bem-estar e prazer (fazer aquilo que nos faz bem),

- Rir muito e ter amigos, cultivando as relações. (veja aqui a importancia do sorriso)

- Gostar de estar consigo próprio e cultivar o silencio interno.

- Praticar meditação e saber respirar (leia mais acerca da importancia de desconectar)  

- Manter o cérebro ativo,

- Ter uma alimentação cuidada e beber muita água

- Fazer exercício físico (Lista dos aplicativos para fazer ginastica)

- Dormir bem (leia aqui a importancia do sono - Entrevista com Teresa Paiva)

Não deixe de praticar todas ou um conjunto destas para estar assim a trabalhar, para a sua longevidade. 

 

Leia também a importancia de ter uma vida longa e com proposito