Introduza o seu e-mail
No artigo anterior, referimos a necessidade de fazermos uma dieta saudável e equilibrada, através da ingestão de alimentos vegetais integrais, de gorduras saudáveis suficientes e proteínas e de alimentos fermentados. Para além disso, referimos a necessidade de beber muita água, a importância de uma bom sono e da necessidade de dormir bastante, sem esquecer a manutenção de uma vida equilibrada minimizando o estresse
Se não leu o nosso artigo anterior, pode começar por fazê-lo aqui
Vamos ver aqui mais algumas dicas:
Exercício regular é uma boa maneira de fortalecer o seu corpo e também como sabemos, quando nos exercitamos, o nosso corpo libera endorfinas, ou "hormônios felizes", enquanto reduz os níveis de cortisol. Por causa disso, fazer exercícios regulares (mas moderados) é uma das melhores maneiras de reduzir o estresse e melhorar a saúde. Mas o exercício também tem um efeito direto no sistema imunológico.
Estudos mostram que apenas meia hora de exercício moderado por dia estimula o nosso sistema imunológico e melhora a circulação, facilitando a passagem de células imunes pelo corpo e detectando células danificadas ou infectadas.
As pesquisas sugerem que mesmo com uma única sessão de exercício moderado como ciclismo, natação ou corrida pode melhorar a eficácia das vacinas em pessoas com o sistema imunológico comprometido. Além disso, há evidências de que as pessoas que se exercitam regularmente têm taxas significativamente menores de doenças agudas, como infeções virais e bacterianas, e crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.
O fluxo linfático está diretamente relacionado à saúde imunológica, e qualquer coisa que possamos fazer para melhorá-lo pode aumentar a imunidade geral. Além de se manter hidratado, outra maneira eficaz de melhorar o fluxo linfático (que também pode reduzir o estresse) é a respiração profunda.
A ideia de que simplesmente respirar pode impulsionar o sistema imunológico pode parecer improvável, mas está fundamentada na ciência. Cada vez que respiramos, nosso diafragma move-se para cima e para baixo, causando diferenças de pressão que criam movimento no corpo – incluindo o fluxo linfático, que envia essas células brancas essenciais ao combate de infeções através de nossos corpos.
Uma das formas de o fazer é através da prática da atenção plena, meditação ou da yoga, que são ambos focados em se tornar mais consciente na respiração.
Álcool é uma toxina, e quando bebe, o corpo trabalha a expulsar e desintoxicar o seu sistema. Esse processo requer esforço, e portanto, enquanto está a acontecer, a função imunológica normal é negligenciada. Se bebe regularmente muito álcool, tenha atenção ao seu sistema imunitário e aos sinais.
Estudos mostram que beber grandes quantidades de álcool pode diminuir a capacidade do corpo de combater a infeção. Como resultado, os consumidores regulares de álcool são mais propensos a sofrer de síndrome de angústia respiratória aguda, doença hepática, certos cancros e pneumonia.
Assim deve tentar limitar o consumo de álcool.
Condições crônicas como asma, doenças cardíacas e diabetes podem alterar o sistema imunológico e aumentar o risco de infeções.
Se tem asma é mais suscetível a apanhar e a sofrer sérias consequências para a saúde da gripe. Da mesma forma, se tem diabetes tipo 2 e não controla o açúcar no sangue corretamente, pode criar uma resposta inflamatória de baixo nível, mas crônica, que pode prejudicar o seu sistema imunológico.
Se tem condição crônica, é importante fazer tudo o que puder para controlar os sintomas. Isso significa tomar todos os medicamentos, ir as consultas médicas e tentar praticar hábitos de conscientização sobre a saúde.
Especialistas acreditam que nossos corpos absorvem vitaminas de forma mais eficiente dos alimentos do que de suplementos. Mas se não está a receber o suficiente de uma certa vitamina ou mineral, então pode considerar tomar um suplemento.
Alguns estudos científicos sugerem que os seguintes suplementos podem melhorar a resposta imune do corpo – e embora não impeçam de adoecer, podem tornar mais fácil para o corpo combater a infeção:
● Vitamina C: De acordo com um estudo com mais de 11.000 pessoas, tomar até 2.000mg de vitamina C por dia reduziu a duração das constipações em 8% em adultos.
● Vitamina D: Ser deficiente em vitamina D pode aumentar a probabilidade de adoecer, então se é pobre em vitamina D, deve recorrer a suplemenção.
● Zinco: Um estudo com 575 pessoas com constipação comum descobriu que a suplementação de mais de 75mg de zinco por dia reduziu a duração em 33%.
No entanto, é importante destacar o fato de que, embora os suplementos possam ajudar a fortalecer a resposta imune geral do seu corpo, não devem ser usados como um substituto para uma dieta saudável e equilibrada, que é o mais importante e benéfico para impulsionar seu sistema imunológico.
Se acha que pode ter uma deficiência numa vitamina, fale com o seu médico sobre sintomas primeiro, para que possa garantir que obtenhe um diagnóstico preciso antes de tomar quaisquer suplementos.
Cuide de si. Para bem do seu sistema imunitário e da sua longevidade!
Fonte: 10 maneiras de impulsionar seu sistema imunológico - Rest Less