Mercado e Tendências em Age-Tech | Inovação

Introduza o seu e-mail

Mercado e Tendências em Age-Tech

15/02/2021 | Sílvia Triboni

Tecnologia aplicada aos mais velhos - Fonte: Pexels Tecnologia aplicada aos mais velhos - Fonte: Pexels

O mercado global da Age-Tech deve atingir US$ 2 trilhões, segundo Dominic Endicott, da 4Gen Ventures,  o primeiro investidor da empresa chamada "Great Call", que atende clientes mais velhos com soluções mobile, de saúde e bem-estar, e que comprou a Best Buy em 2018 por US $ 800 milhões.

 

Mapa do Mercado Gerontecnológico

Acredito que ficou clara a grandeza e o potencial deste campo da pesquisa científica em que a tecnologia é direcionada às aspirações e oportunidades dos idosos – a Gerontecnologia.

Se não leu o nosso artigo, aproveite agora para o fazer e saiba o que é a gerontecnologia

Num processo de selecção amplo, e de abrangência internacional, desde 2017 Keren Etkin mapeia os empreendimentos de alto desempenho deste ramo, compilando-os em aproximadamente 200 empresas, de acordo com as seguintes categorias:

Saúde

Cuidadores

InsureTech

Bem-estar

Planejamento de Fim de Vida

Provedores de Healthcare

Legado

Legado

Independência Social e Comunicação

Cognitive Care

Aposentadoria 2.0

Comunidades Senior Living

 

Tecnologia em Home Care

 

 

“Eu criei este mapa por uma necessidade pessoal que tinha. Eu queria uma visão clara de quais tecnologias que estão disponíveis hoje para adultos mais velhos e não consegui encontrar algo semelhante a isso online. Mais de 2.000 empresas foram seleccionadas e pouco menos de 200 conseguiram entrar.” Keren Etkin

 

Tendências em Age-Tech

Aquele interessado em empreender, ou investir neste trilionário ramo da economia, sugiro que anote as tendências em produtos e serviços tecnológicos para o mercado sénior, segundo Keren Etkin:

Tecnologia para moradia sénior

Envolvimento com os residentes e detecção de quedas são os produtos mais comuns nesta categoria. As startups que actuam nestas áreas têm como objectivo proporcionar aos residentes as melhores e mais seguras experiências de vida.

VR / AR (Realidade Virtual / Realidade Aumentada)

Está em alta pelo terceiro ano, com diversos casos de usos, desde reabilitação e isolamento social até para aprendizagem imersiva pelos profissionais de que trabalham com os idosos.

Monitoramento de bem-estar

Wearables, sensores domésticos ou ambos, para o monitoramento doméstico de controle de quedas e de bem-estar de modo geral. Alguns deles usam VUI (Interface de voz) para interagir com seus utilizadores, alguns são ambientais sem interacção direta com quem os utiliza.

Hearables - audição

Com mais de 30% das pessoas mais velhas a apresentar uma perda auditiva, era apenas uma questão de tempo antes que uma nova categoria fosse criada.

Hoje, os aparelhos auditivos oferecem conectividade com o smartphone via bluetooth, e os auriculares são customizados para corresponderem à “impressão auditiva” de cada pessoa.

 

Desconheço um mapa semelhante que reúna as organizações portuguesas ou de outra geografia de alto desempenho na área da gerontecnologia.

Nós, integrantes do público-alvo destes empreendimentos, e, também, empreendedores séniores, agradeceríamos muito a sua construção e contínua atualização. Tem alguma ajuda para nos dar?

Obrigada!

 

Silvia Triboni

silvia.triboni@gmail.com

Editora e produtora de conteúdo sobre longevidade, economia prateada e benefícios do turismo para o envelhecimento saudável no site Across Seven Seas www.acrosssevenseas.com