Inovação | Nestore: Coaching personalizado para um bom envelhecimento

Introduza o seu e-mail

Nestore: Coaching personalizado para um bom envelhecimento

06/11/2020 | Sofia Alçada

Fonte: Site Nestore Fonte: Site Nestore

Este novo sistema chama-se Nestore e promete dar estão a ajuda necessária e que todos queremos para permanecer em forma e bem à medida que envelhecemos.

Assim a ideia do projeto Nestore, financiado pela União Europeia, é promover o envelhecimento ativo e saudável.

Ainda em teste com um grupo de cerca de 30 holandeses, num ensaio que pretende testar se os utilizadores gostam e qual o impacto que esta tecnologia pode ter:

"Pensamos que agora temos todos os elementos para chegar a uma abordagem holística. Mas resta saber se também é aceitável para os próprios seniores. Vamos ver se eles também gostam ou não", explica Canan Ziylan, da Universidade de Roterdão, uma das cientistas envolvidas nos testes deste projeto.

O sistema irá recolher vários tipos de dados e a perceber que impacto e utilização pode ser dada. Os sensores ligados irão monitorizar as pessoas que estão no ensaio e os seus contactos sociais e oferecer um feedback sobre como melhorar o estilo de vida.

É no Politécnico de Milão, em Itália, que as equipas de design e engenharia envolvidas neste projeto estão a desenvolver o Nestore. A equipa está particularmente concentrada na adaptação ao público-alvo com mais de 65 anos:

"Tentámos compreender como a pessoa desta faixa etária agia e interagia com este objeto para compreender quais eram os seus movimentos para o fechar e adaptá-lo ao pulso", diz Martina Scagnoli, investigadora desta universidade que participa no projeto.

Para saber mais, veja este video sobre o Nestore.

O segredo do Nestore está na forma fácil de utilizar:

Com base em investigações recentes, sabemos hoje que 40% dos casos de Alzheimer são evitáveis recorrendo a uma mudança no estilo de vida.

Nestore fica a saber tudo sobre o seu utilizador, incluindo o que come:

"Na app por exemplo, a partir da fotografia do prato, reconhece os ingredientes e a quantidade, portanto as calorias e tipos de ingredientes nutritivos consumidos e por isso ajuda na escolha das próximas refeições para uma dieta saudável e equilibrada", explica o professor de design biomédico Giuseppe Andreoni, do Instituto Politécnico de Milão, um dos "pais" do Nestore.

Para a já referida cientista Canan Ziylan, "é um mito dizer que os mais velhos não podem mudar ou melhorar. Queremos mostrar-lhes que são capazes de mudar. E não tem de ser uma grande mudança na vida quotidiana. Com pequenas mudanças, pode ter efeito".

Giuseppe Andreoni reforça ainda que o segredo está nas coisas simples:

"O que faz com que uma solução tecnológica seja eficaz e bem-sucedida para promover um bom estilo de vida é a facilidade de utilização. Isso e o facto de estes objetos poderem ser inseridos nas coisas quotidianas, o que assegura que há uma elevada aceitação destes objetos e, por conseguinte, as pessoas participam.

 


Um retrato da população da Europa que será cada vez mais longeva

Mais de 20% da população tem 65 anos ou mais (2019).

Mais de 80 anos será a idade de 14.6 % da população em 2100.

Número de anos de vida saudável é de 64.2 anos para as mulheres e 63.7 anos para os homens (médias de 2018).

Esperança média de vida estimada é de 81 anos (2018).

3% do total das despesas de saúde vão para a prevenção de doenças e promoção da saúde

Dados da Eurostat e OCDE

 

Fonte: Euronews