Cultura e Lazer | Os benefícios de uma chávena de chá

Introduza o seu e-mail

Os benefícios de uma chávena de chá

07/11/2020 | Fernanda Cerqueira

Chá, infusões e tisanas. Chávenas cheias de bem-estar. FOTO UNSPLASH Chá, infusões e tisanas. Chávenas cheias de bem-estar. FOTO UNSPLASH

Embora seja recorrente a confusão, a verdade é que existem muito poucos chás e uma grande variedade de infusões e tisanas.

O chá é preparado por meio da infusão de folhas da planta do chá (Camellia sinensis) e a infusão é uma bebida preparada através da adição de água a ferver a folhas, flores, sementes, frutos ou caules de plantas. As tisanas são o resultado da infusão simultânea de mais do que um tipo de plantas.

Os benefícios do chá

Existem apenas 4 tipos de chá: verde, preto, branco, oolong e todos derivam da Camellia sinensis.

Por derivarem da Camellia sinensis, os chás têm teína, uma substância idêntica à cafeína. O chá é também rico em flavonoides e antioxidantes que podem contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, doença de Alzheimer e até alguns tipos de cancro.

Os benefícios das infusões e tisanas

A infusão é produzida a partir de outras plantas aromáticas, tais como a camomila, a tília, a hortelã, a lúcia-lima e muitas outras. Dependendo da planta escolhida para preparar a infusão, esta pode ter propriedades calmantes, anti-inflamatórias, digestivas, auxiliar a regular a tensão arterial e muitas outras.

Seja um chá ou uma infusão, são ambas excelentes opções de hidratação e sem valor energético (se consumidos sem açúcar). Uma alternativa saudável a outras bebidas repletas de açúcares ou aditivos.