O legado de uma grande senhora, que também era avó | Sociedade

Introduza o seu e-mail

O legado de uma grande senhora, que também era avó

14/09/2022 | Sofia Alçada

O Príncipe William e a sua avó.  Fonte: Getty Images O Príncipe William e a sua avó. Fonte: Getty Images

Todos nós, que tivemos o privilégio de conhecer e de privar com os nossos avós. Imagino que muitos de nós, possamos guardar as memórias de bons momentos passados e do calor humano que os nossos avós nos deram ao longo das suas vidas de existência conjunta connosco. Estes, são momentos que nos marcam para o resto da vida.

Eu, tive esse privilégio. Ao conhecer os meus 4 avós e uma das minhas bisavós, durante toda a minha adolescência e juventude. Avós que me deram muitos e bons ensinamentos. Modelos de vida que moldaram a minha existencia e da minha família. E por isso, esta carta marcou-me ainda mais.

É uma carta de um neto que relata a sua relação especial com a sua avó, ainda mais especial, e que nos ensinou e deixou a todos nós, grandes e bons ensinamentos, a começar pelo seu exemplo de serviço aos outros e a nação, bem como pela sua elevada dignidade e sentido de estado.

Perdemos seguramente uma grande referência. E os seus netos, perderam uma grande avó!

A Carta de William: O outro legado de Elizabeth II

"Na quinta-feira, o mundo perdeu uma líder extraordinária, cujo compromisso com o país, os Reinos e a Commonwealth era absoluto. Muito será dito nos próximos dias sobre o significado de seu reinado histórico. Eu, no entanto, perdi uma avó. E embora eu vá lamentar a sua perda, também me sinto incrivelmente grato

Tive o benefício da sabedoria e segurança da Rainha ao longo dos meus 40 anos. A minha mulher teve vinte anos de orientação e apoio. Os meus três filhos criaram memórias durante as férias que passaram com a sua bisavó, que durarão por toda a vida. Ela estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida. Sabia que esse dia chegaria este momento. Mas levará algum tempo até que a realidade da vida sem a minha avó realmente pareça real".

Agradeço a ela todo o carinho que mostrou a minha família e a mim. E agradeço-lhe, em nome da minha geração, pelo seu exemplo de serviço e dignidade na vida pública que sendo de outra época, foi bastante relevante para todos nós. A minha avó dizia que a dor era o preço que pagamos pelo amor. 

Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos por nossa extraordinária Rainha. Honrarei sua memória apoiando o meu pai, o Rei, de todas as maneiras que puder".