Habitação | O que a pandemia mudou na hora de escolher casa?

Introduza o seu e-mail

O que a pandemia mudou na hora de escolher casa?

24/07/2020 | Fernanda Cerqueira

Escritório, jardim e varanda... O que procura quem vai comprar casa. FOTO UNSPLASH Escritório, jardim e varanda... O que procura quem vai comprar casa. FOTO UNSPLASH

Ficar mais tempo em casa parece ter mudado gostos e acentuado preferências. Se antes da pandemia havia uma forte procura por apartamentos mais pequenos e no centro das cidades, essa dinâmica desacelerou ligeiramente abrindo espaço para o aumento da procura por moradias nas zonas limítrofes dos centros urbanos, ou até no campo, em zonas rurais, ou de praia.

 

Escritório, jardim e varanda… as novas condições para quem procura casa

Em tempos de pandemia e de teletrabalho, os portugueses procuram casas que permitam ter um espaço dedicado ao trabalho. Conseguir ter um pequeno escritório em casa entrou nos critérios de avaliação de quem procura casa neste momento. Além disso, o período de confinamento reforçou a importância de ter um espaço exterior, por exemplo, um jardim ou uma varanda.

De acordo com o inquérito 'Nova vida, Nova casa?', realizado pela JLL, 49% dos inquiridos faria ajustes na sua casa por causa da pandemia, nomeadamente criando um espaço de trabalho (51%) e modernizando o espaço exterior (34%).

43% admite que mudaria de casa em consequência do confinamento. E, neste processo de procura de nova casa, a possibilidade de ter um espaço exterior privado foi o fator que ganhou maior relevo, passando de 'muito importante' para cerca de 38% dos inquiridos para 60%. Este fator passou a ser mais importante para quem vive em apartamento e/ou com parceiro/a e filhos.

 

Fonte: 'Procura por espaço exterior e escritório aumenta com a pandemia', da revista Vida Imobiliária