Sociedade | O que fazer quando vamos as compras?

Introduza o seu e-mail

O que fazer quando vamos as compras?

07/05/2020 | Sofia Alçada

Como ir as compras? Foto: Unsplash Como ir as compras? Foto: Unsplash

Há regras que se mantêm:

Use sempre proteção:

A máscara continua a ser a melhor forma. Pode optar pela viseira, mas sempre como complemento à máscara e não como substituta. Se tiver que tocar num objeto use um lenço de papel para o fazer. Tenha sempre em atenção que não deve tocar na cara a seguir a tocar em algum objeto. Portanto, a regra é, evite tocar na cara sem ter as mãos devidamente limpas e desinfetadas. Mantenha sempre a distância de segurança, respeitando o distanciamento social.

Andar nos transportes publicos: como fazer 

Ao andar nos transportes públicos, que tem algumas medidas restritivas, nomeadamente na quantidade de utentes que está reduzida a 2/3 da sua capacidade normal. Mais uma vez, use sempre mascaras de proteção. Aliás é obrigatório e poderá ser alvo de multa caso não o faça. Para já a policia apenas está a alertar a população para esta necessidade e importância. O ideal é andar nos transportes fora da hora de ponta, evitando os possíveis aglomerados de gente.

No caso do metro, já existem máquinas que vendem máscaras de proteção, álcool e gel.

Nas compras, como fazer?

Nas compras, deve evitar pagar em dinheiro e se tiver hipótese, tente pagar com sistemas contactless (que não tenha que marcar o código ou apps de pagamento). Caso não tenha, utiliza em vez do dinheiro físico, o cartão bancário. Poderá haver alguma limitação da oferta bem como na forma como circula dentro da loja. Os próprios espaços deverão ter medidas de proteção, estando os seus colaboradores devidamente protegidos.

No regresso a casa, quais os melhores cuidados?

Depois de sair, no regresso a casa, deverá ter sempre em atenção adotando algumas rotinas que deverão tornar-se automáticas. Deixar os sapatos, as chaves e a carteira à entrada. Lavar ou desinfetar logo as mãos. Estando em casa, poderá optar por lavar bem as mãos com água e sabão, que ainda é o melhor desinfetante.  Se levou e usou o telemóvel, não se esqueça de o desinfetar bem. Se puder, tome banho e coloque a roupa que usou para lavar. As compras também deverão ser desinfetadas.

 

São realmente muitas novas rotinas que teremos que implementar no nosso dia-a-dia. Algumas mais fáceis que outras sem dúvida. Mas lembre-se sempre que cabe a cada um de nós, contribuir com o nosso esforço para nos mantermos seguros e saudáveis, trabalhando para a nossa longevidade. Hoje e sempre! Fique bem. Fique seguro!