Introduza o seu e-mail
No relatório intitulado 'Pensions at a Glance 2021' divulgado, no dia 8 de dezembro, pela OCDE, a idade média da reforma em Portugal passará de 66,42, em 2021, para 67,5, em 2035, e 68,37, em 2050.
Esta evolução é previsível porque Portugal é, à semelhança da Dinamarca, da Estónia, da Grécia, da Finlândia, da Itália e dos Países Baixos, um país que tem a idade de acesso à reforma indexada à evolução da esperança média de vida.
A OCDE reconhece que esta correlação entre a idade da reforma e a esperança média de vida torna os sistemas de pensões mais robustos, no entanto é insuficiente. Isto porque a descida da esperança média de vida deixou de ser vista como um 'cenário teórico' devido à mortalidade associada à pandemia de Covid-19, um efeito que ficará visível apenas em 2022.
No mesmo relatório, a OCDE refere ainda que as taxas de mortalidade variam de ano para ano, mesmo em tempos normais, devido a fatores ambientais tais como o clima e doenças contagiosas, como a gripe, pelo que a correlação entre a esperança média de vida e a idade da reforma pode não ser um indicador estável.
Pode consultar o relatório 'Pensions at a Glance 2021' AQUI.