Introduza o seu e-mail
Há uns anos atrás a cena de tango protagonizada por Richard Gere e Jennifer Lopez no filme “Shall we dance” (Dança Comigo em português) levou certamente muitos de nós a pensar em ter aulas de danças de salão. E o que dizer à dança final do filme Dirty Dancing com Patrick Swayze e Jennifer Grey? Ou as coreografia de West Story? Ou mais recentemente as valsas da serie Bridgerton? Quem não gostaria de estar lá e participar?
O certo é que a dança se encontra presente em muitas séries e filmes que nos agarram e nos fazem sentir felizes e alegres enquanto os vemos. Coincidência? Não, seguramente. A dança tem um conjunto de beneficos para a saúde e para a sua mente que não pode descurar.
O nosso conselho: dance, pela sua longevidade!
Se não gosta de desportos muito físicos como a ginástica, o ténis, o padel, a corrida ou mesmo andar de bicicleta, a dança é uma atividade que certamente irá gostar.
Existem vários tipos de dança, e por isso certamente encontrará algum que se adapte às suas preferências. E o melhor é que independentemente do estilo que escolher, este irá trazer-lhe benefícios físicos e psicológicos.
A dança é um tipo de atividade onde pode perder calorias. E a perda será tanto maior, quanto maior a intensidade e velocidade da dança.
Dito de outra forma, se praticar hip-hop ou zumba poderá perder entre 300 a 600 calorias por hora, mas se optar pelas danças de salão apenas perderá no máximo 400 calorias numa hora.
No entanto, se mantiver a atividade regularmente perderá peso de forma gradual e enquanto se diverte (melhor do que nas dietas tradicionais, certo?)
Dançar meia hora pelo menos três vezes por semana aumenta a frequência cardíaca e respiratória. O coração bombeia mais sangue para os nossos músculos aumentando a nossa energia.
Melhora a postura
Passar muito tempo sentado ao computador principalmente se estiver sentado em cadeiras não ergonómicas resultam em dores nas costas e pequenas alterações na coluna.
Ao dançar, como tem de manter a coluna reta, poderá contrariar essa postura, o que será um benefício claro para a sua saúde.
Algumas danças envolvem posições de equilíbrio, como rodar sobre uma perna, estar na mesma posição algum tempo. Tudo isto são movimentos que desenvolvem os seus músculos de suporte melhorando o seu equilíbrio reduzindo a possibilidade de acontecerem pequenas quedas no seu dia a dia.
Assim, ao dançar está sem notar a trabalhar com diferentes grupos de músculos, o que aumenta a flexibilidade do seu corpo, ajudando a evitar lesão.
A dança é uma atividade física e como tal fortalece músculos e ossos aumentando a sua resistência.
Parece-lhe estranho? Pois não é. Saber os passos da dança ou decorar esquemas de dança estimula a memória. E com a prática verá que é cada vez mais fácil memorizar.
Por outro lado, ao estimular a memória está a ativar a atividade cerebral e com isso a reduzir a deterioração das células e evitando ou retardando o aparecimento de doenças como a demência ou mesmo o Alzheimer.
Dançar envolve concentração no que está a fazer, pelo que enquanto dança irá abster-se dos problemas que possa ter e assim libertar o stress acumulado durante o dia.
Isto porque ao dançar está a reduzir significativamente os níveis de cortisol, uma substância libertada pelo nosso organismo também conhecida como hormona do stress.
Evita a depressão
Evita a depressão de várias maneiras. Dançar envolve estar com outras pessoas. Nas aulas de dança irá encontrar pessoas com os mesmos interesses pelo que deixará de se sentir sozinha(o).
Depois há ainda que ter em conta que ao dançar o seu corpo irá produzir endorfinas, as tão faladas hormonas da felicidade e bem-estar, que são antidepressivos naturais que ajudarão a evitar que entre em depressão.
Conseguir executar um passo de dança na perfeição, saber os passos de uma valsa ou de um tango será decerto um motivo de orgulho para si.
E claro, cada novo passo que apreender, cada nova coreografia será mais uma vitória trará o sentimento de que será capaz de fazer mais.
Já para não contar que a dança ajuda a vencer medos como o receio de se expor. Dito isto facilmente concluirá que com ajuda da dança a sus autoconfiança saiu reforçada.
Já viu que quando dança sorri? Pois esse é mais um dos benefícios da dança. Fazer-nos felizes. O que é bom, para a nossa longevidade!