Introduza o seu e-mail
Descobrir o mundo sem ter de reservar tempo exclusivamente para férias é um tipo de vida com que todas as almas viajantes já sonharam em algum momento. Paradoxalmente, tem sido a pandemia que tem levado muitas pessoas a transformar esse sonho em realidade.
Durante muitos anos, o perfil do nómada digital esteve associado a pessoas jovens, com cerca de vinte e poucos anos, solteiras, que com os seus computadores portáteis e que trabalhavam a partir de num destino paradisíaco.
Esta situação é hoje bem diferente fruto da rápida adoção e aceitação do teletrabalho que tornou possível a um maior número de pessoas realizar o sonho de viver e trabalhar a partir de qualquer lugar.
Assim, pessoas de todo o tipo experimentam este novo estilo de vida.
São elas:
E outro dado curioso, é que as suas preferências são muito diferentes das dos nómadas clássicos.
María Gálvez é uma especialista em marketing e comunicação online e define-se como uma nómada digital, uma das que não pode viver longe do mar! Explica-nos assim o que são os novos tipos de viajantes.
"O conceito de nómada digital afirmou-se durante a pandemia, embora também tenha evoluído. A característica mais evidente é que a viagem faz parte da essência ao longo do ano, mas agora as estadias são mais longas, o lugar é decidido em função de diferentes variáveis, a integração com o destino é maior e aqueles que aspiram a viver como nómadas não são apenas jovens millennials" refere
Muitos destes nómadas podem ser famílias, pelo que é essencial que os espaços de lazer ou tempo em família sejam separados dos espaços de trabalho.
Segundo um inquérito encomendado pela Airbnb em 2020*, para 2021, os viajantes portugueses estão a olhar para um grupo de destinos domésticos em áreas rurais e de praia em Portugal, mostrando que talvez haja um afastamento em relação às épocas tradicionais de férias, e uma preferência por escapadinhas de férias ao longo de todo o ano.
Quem são?
Qualquer que seja a idade, todos gostam de relaxar ao sol, tomar banho, caminhar ou observar o mar.
São as suas únicas preocupações durante as férias e, quando se trata de teletrabalho, a sua localização ideal é uma casa virada para o mar.
Desta forma, podem alterar a sua lista de reprodução musical habitual para o som das ondas e apreciar o pôr-do-sol no final do dia.
Este tipo de nómada prefere andar descalço na areia em vez de caminhar de ténis, pelas ruas de uma cidade movimentada, mas não quer perder o conforto do seu dia-a-dia ou prescindir de um alojamento funcional.
Não abdicam de:
Quem são?
Mesmo nos feriados não deixam a cidade, adoram a azáfama, o convívio e a atividade 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Gostam de passear pelas ruas estreitas e o seu alojamento ideal é um último andar com terraço no coração do centro da cidade com vista para os arranha-céus.
No passado, para eles, o alojamento era apenas um local de passagem, onde descansavam durante as suas ocupadas férias urbanas.
Agora, como nómadas digitais, procuram lares que lhes permitam combinar as suas duas paixões:
Não abdicam de:
Quem são?
Para eles, o lugar é o menos importante. O que realmente importa é a companhia.
O lugar é apenas o cenário para as suas memórias futuras.
É por isso que preferem casas grandes - com muitos quartos, jogos, piscina, etc. - para que tanto os jovens como os mais velhos se possam divertir.
Tornar-se nómadas digitais era o seu sonho, antes de terem de lidar com o malabarismo no trabalho e na vida familiar. E agora podem fazê-lo facilmente.
O teletrabalho deu-lhes a oportunidade de viajar e desfrutar de tempo de qualidade com os seus filhos e parceiros.
Não abdicam de:
Quem são?
Este tipo de nómada procura fugir da cidade e do barulho para lugares únicos com um toque rural.
O seu local ideal para teletrabalho é um chalé no meio das montanhas para desligar o alarme e acordar todos os dias ao som dos pássaros a cantar.
Agora, graças a serem nómadas digitais, vivem temporariamente em casas na periferia, gostam de se levantar cedo e antes de começar o dia de teletrabalho fazem uma boa caminhada matinal no campo.
Apesar de quererem fugir da azáfama urbana e respirar ar fresco, não querem perder o conforto que uma casa pode trazer, optando por um alojamento funcional.
Não abdicam de:
Fonte: PR Airbnb - *Baseado num inquérito solicitado pela Airbnb e conduzido pela OnePoll.