Introduza o seu e-mail
Depois de ler o meu relato acerca da experiencia vivida em Ikaria, na Grécia
Semelhante aos super seniores da Sardenha, os Ikarianos vivem nas terras montanhosas da ilha. Exercitam-se enquanto fazem as suas tarefas nas suas terras e com os seus animais ou quando caminham diariamente.
Os Ikarianos comem uma variação da dieta mediterrânea, com muitas frutas e vegetais, grãos inteiros, feijões, azeite, batatas e azeite.
As nozes e amêndoas são comuns na dieta destas áreas.
O alho é um alimento muito usado na culinária grega. É conhecido por proteger tanto o coração quanto o cérebro. É sabido que o alho desintoxica e fortalece o sistema imunológico e outros benefícios.
Assim como os Sardos (povo da Sardenha), os Ikarianos comem pouca carne e dão preferência aos peixes.
Tradicionalmente, os gregos bebem muito café em suas variadas receitas gregas. É uma da identidade cultural do país.
Em Ikaria relaxam em cafeterias degustando um bom café sem pressa de ir embora.
Bebem vinho sem conservante e consomem mel uma vez que são grandes produtores deste alimento.
O chá de ervas é, também, uma bebida consumida pelos habitantes da ilha.
O descanso mediterrâneo ao meio-dia, uma curta soneca, não falta no costume diário dos Ikarianos. Segundo especialistas, esta pausa ajuda na proteção da função cardíaca.
Os gregos, em sua maioria, fazem jejum.
Mais de 90% dos gregos pertencem à Igreja Ortodoxa Grega e a fé desempenha um papel importante na vida de cada um. A fé ortodoxa grega observa vários jejuns durante o ano, o que significa abstinência de alimentos derivados de animais e peixes de sangue vermelho, de laticínios, ovos, azeite e vinho também.
Os ortodoxos são observadores rigorosos de todos os dias de jejum que podem passar de mais de 180 dias por ano. Fonte: Calendário Ortodoxo Grego de Feriados e Jejuns, de Nancy Gaifyllia
Há estudos que afirmam ser o jejum a única forma comprovada de retardar o processo de envelhecimento nos mamíferos.
Ikarianos valorizam as ligações sociais, fato que comprovadamente beneficia a saúde e a longevidade em todo o mundo.
Da mesma forma que os Sardos, os Ikarianos que ultrapassam os 100 anos não tomam leite ou comem queijos à base do leite de vaca. O leite de cabra alimentada com erva é o usual em seus hábitos.
Finalmente, o ritmo relaxado da vida diária, sem pressa, ansiedade ou estresse, também tem sido conhecido por levar à longevidade das pessoas super longevas de Ikaria. Os Ikarianos são muito alegres e otimistas!
Reveja o relato da visita de Silvia Triboni a esta Blue Zone de Ikaria, na Grécia.