Introduza o seu e-mail
Qualquer lugar é bom para encontrar o amor e a Internet não é exceção.
Os sites de encontros causam desconfiança a uns e aceitação a outros. Há céticos que acreditam que estas plataformas não funcionam e os crentes que até conheceram o amor da sua vida online.
Interessado em aprender mais como funcionam e quais as vantagens e desvantagens?
Então, não perca este artigo.
Os sites de relacionamentos popularizaram-se com rapidez porque se há lugar para o amor no espaço offline, por que não haveria de havê-lo online? No entanto, ainda há pessoas que se interrogam sobre os benefícios destas plataformas. Por um lado, um amigo recomenda, um colega diz que conheceu a mulher através da Internet… mas por outro lado, há algum receio e até preconceito relativamente à utilização de sites de encontros, principalmente porque estes namoros são muitas vezes sinónimo de relações casuais. Certo é que online existe um pouco de tudo, tal como offline: é tão provável encontrar uma pessoa para lhe fazer companhia durante uma noite só, como para lhe fazer companhia para o resto da vida. É uma questão de manter o foco no que lhe interessa e não desconsiderar a Internet como alternativa para conhecer pessoas. Afinal, quem sabe não encontra a pessoa ideal?
- Permitem, a pessoas que estão sozinhas, isoladas ou a começar a aprender a envelhecer de forma ativa e positiva, conhecer outras pessoas.
- Ajudam a encontrar pessoas descomprometidas fora do círculo social.
- Dão maior liberdade de escolha porque há centenas de pessoas online.
- Aumentam o perímetro geográfico porque só exigem acesso à Internet e não a deslocação a um lugar físico. Pide nunca conhecer a pessoa fisicamente.
- Permitem a utilizadores mais exigentes, pesquisar por atributos específicos, por exemplo: “mulher alta de olhos azuis, reformada, que goste de cozinhar, velejar e ouvir música clássica”. Poderá assim, criar critérios de escolha conforme os seus interesses e gostos.
- Permitem a utilizadores mais tímidos, tomar a iniciativa de marcar um encontro ou apenas conversar online... até perceber se está `vontade para passar para o mundo real.
- Permitem a utilizadores mais “preguiçosos” ou impacientes, conhecer parceiros(as) sem terem de sair de casa.
- Permitem a utilizadores mais cautelosos, manter o anonimato.
- Possibilitam a filtragem prévia de características num companheiro(a), de acordo com um algoritmo que junta membros aparentemente compatíveis.
- A sua utilização é simples, fácil e barata: os sites de encontros costumam ser bastante intuitivos e os membros apenas têm de pagar (no máximo) a inscrição.
- Os algoritmos dos sites de encontros não conseguem fazer um teste de compatibilidade completo e infalível, porque não incluem a história pessoal e a química.
- O excesso de perfis pode confundir os membros e aumentar a dificuldade em decidir quem escolher ou por onde começar.
- A grande quantidade de pessoas nos sites de encontros pode levar os utilizadores a ficarem cada vez mais exigentes, inclusive com as fotos ou a imagem dos(as) pretendentes.
- Há maior probabilidade de iniciarem relacionamentos com pessoas que mentem e levam uma vida dupla num site do que num bar, por exemplo. Por isso, tenha alguma cautela. Tente verificar antes o perfil e marque sempre encontros em lugares publicos.
- Estas plataformas são muitas vezes alvo de fraude e, claro, não garantem a segurança num encontro presencial.
Se começou agora e, procura companhia e não sabe onde, nada como colocar as vantagens dos sites de encontros num prato da balança, e as desvantagens noutro. E decida como vai deixar o amor (voltar a) entrar na sua vida!
Boa sorte!