Introduza o seu e-mail
A Alena tem uma consulta de psicoterapia. Magoou-se no tornozelo recentemente e não consegue andar na calçada que rodeia a sua casa em Jeseník na República Checa.
Numa cidade sem transportes públicos, ela simplesmente abre a aplicação Óscar Sénior e chama um táxi. Este caminho de 15 minutos permite mantê-la a salvo de futuras lesões e dores. Quando o táxi chega, Alena cumprimenta o condutor, Havel, com um sorriso e um “bom dia”.
Saber o nome do condutor deixa-a confortável. Durante a viagem, conta a Havel como correram as suas férias, incluindo o quão orgulhosa se sentia por ter aprendido a usar o novo tablet que o filho lhe tinha dado no Natal.
“Eu nunca pensei dizer isto mas fico muito agradecida pela tecnologia. Eu lembro-me de quando tinha de usar o serviço de carros do município e tinha de pedir um carro com pelo menos 24h de antecedência. Agora, apenas preciso de abrir a aplicação e um táxi vem buscar-me.” Refere Alena com agrado.
Conheça aqui a mais histórias do Aging2.0
Não há transportes públicos na cidade de Jeseník, na República Checa. Para ajudar as pessoas mais velhas a andar pela cidade e ir a consultas médicas, farmácias e outros sítios, o município disponibilizou um serviço de carros para a população mais velha que aí vive.
Cada pessoa tinha o direito a utilizar o serviço até 4 vezes por mês com uma tarifa de 1€, pago pelo passageiro, e o resto, a volta de 5€, pago pelo governo municipal.
Infelizmente, este programa não podia ser registado como um serviço de táxis por causa de questões regulamentares. Assim, os seniores eram forçados a chamar o serviço por telefone com, pelo menos, um dia de antecedência.
Uma Legislação restrita e um mau serviço ao cliente fizeram com que o negócio não avançasse.
Ao trabalhar com representantes da cidade, Óscar Sénior arranjou uma solução:
Combinar a infraestrutura digital de um serviço de táxis existente com a App Oscar Senior - uma plataforma de comunicação digital que muitos idosos na área já tinham usado.
Esta aplicação nova e melhorada trouxe a população de mais idade da zona uma forma muito simples e intuitiva de chamar um táxi.
Esta solução inovadora ajuda os idosos a pedir um táxi de forma mais flexível e eficaz.
Isto também é benéfico para os condutores, aumentando reservas fora da hora de ponta e criando clientes regulares.
Adicionalmente, o tempo de manutenção e os custos associados ao condutor e veículo baixaram em 80%, o que poupou bastante dinheiro ao governo local.
Este serviço de táxis intuitivo, combinado com uma maior frota de carros ajudou um número crescente de pessoas com necessidade de mobilidade.
O número médio de viagens por idosos aumentou de aproximadamente 40% por ano de 2018 a 2020.
Este serviço digital também está disponível em outras cidades da República Checa.
Se a sua cidade pode beneficiar deste serviço, visite o site e contacte Tomas : para mais informações.