Porque os Homens também se devem cuidar | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

Porque os Homens também se devem cuidar

29/11/2021 | Sofia Alçada

Homens: A importância de saber cuidar de si próprio. Fonte: Pexels Homens: A importância de saber cuidar de si próprio. Fonte: Pexels

Sou mãe de dois rapazes. Tenho um irmão e um pai, dois sobrinhos, para além de vários primos e amigos de quem gosto bastante. Estou rodeada de homens na minha família e ciclo de amigos mais próximos. Tenho a ideia meia egoísta de querer que estes homens me acompanhem ao longo da minha vida. E se possível, até ao final… Talvez por isso, este tema desperte particularmente a minha atenção e resolvi escrever sobre ele, adaptando alguns textos que fui lendo. 

Como sabemos, cuidar da saúde é fundamental para a nossa qualidade de vida e para a nossa longevidade. Sejamos homens ou mulheres. Mas, são os homens que menos se cuidam. Vamos lá tentar alterar essa situação com algumas sugestões e alertas.

Comecemos então...

Quais os fatores que prejudicam a saúde dos homens?

A maioria dos fatores são externos. Do senso comum, o que ouvimos dizer é que os homens estão tipicamente mais envolvidos em situações de violência, consumo de drogas e álcool, e mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho. Não sei se ainda será assim, pelo menos em todos os aspetos acima mencionados.

Mas uma coisa é certa, são também eles que procuram menos os serviços de saúde, nomeadamente nos aspetos que tocam a prevenção, por medo de descobrir alguma doença. E o pior, é que quando o fazem, e a seguir têm que tomar algum tipo de medicação ou fazer algum tratamento, normalmente não dão seguimento.

Têm também muitas vezes uma alimentação inadequada e são mais sedentarios, o que também na ajuda na equação de adicionar vida aos anos.

São também eles que apresentam uma maior incidência relacionada com determinadas doenças como as:

  • cardiovasculares
  • diabetes,
  • hipertensão,
  • cancro de pulmão,
  • cancro da próstata e testículos.

Por tudo isto, é muito importante despertar a consciência dos homens para que percebam a importância de cuidarem da sua saúde, que inclui obviamente:

  • o corpo,
  • a mente
  • a alma.

Como adquirir melhores hábitos para viver mais e melhor

Aqui vão algumas orientações para que os homens se possam cuidar mais, aumentando a qualidade de vida e sobretudo a sua longevidade:

  • Comecemos pela alimentação: Manter uma alimentação saudável, com comida da época é claramente um bom princípio a seguir.
  • Evitar ou moderar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e/ou drogas;
  • Controlar o peso corporal, podendo para isso praticar exercício, incluindo-o nas suas rotinas diárias e, em caso de necessidade, procurando alguma supervisão profissional.
  • Ir ao médico e dentista regularmente, e realizar exames de rotina e prevenção que incluem a verificação da pressão arterial, do perímetro abdominal, teste de IMC, hemograma completo, testes de urina e de glicemia;
  • Assim como as mulheres que fazem controles ginecológicos regulares, também convém que os homens façam consultas preventivas para deteção precoce do cancro da próstata através da realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) e do toque retal, a partir dos 50 anos. E se alguém na família tiver histórico de cancro, então esse controle deverá ser feito mais cedo (a partir dos 45 anos);
  • E por último, fazer com que os homens possam falar mais. Expor ou partilhar os seus medos e sentimentos, é também uma boa forma de melhorar a saúde global. Este é talvez um dos recursos menos usados pelos homens mas claramente seguido por nós, mulheres. E eu diria, com bons resultados. Não é por acaso que nós mulheres temos em média mais 5 a 7 anos de vida dependendo dos locais onde vivemos.

Portanto, e como queremos que os homens nos acompanhem no nosso percurso e na nossa vida, estes são alguns dos conselhos que podemos dar para que se cuidem mais e quem sabe, aumentem a sua longevidade. Preparados?

 

Fonte original: Osni Silvestri