Introduza o seu e-mail
Sou mãe de dois rapazes. Tenho um irmão e um pai, dois sobrinhos, para além de vários primos e amigos de quem gosto bastante. Estou rodeada de homens na minha família e ciclo de amigos mais próximos. Tenho a ideia meia egoísta de querer que estes homens me acompanhem ao longo da minha vida. E se possível, até ao final… Talvez por isso, este tema desperte particularmente a minha atenção e resolvi escrever sobre ele, adaptando alguns textos que fui lendo.
Como sabemos, cuidar da saúde é fundamental para a nossa qualidade de vida e para a nossa longevidade. Sejamos homens ou mulheres. Mas, são os homens que menos se cuidam. Vamos lá tentar alterar essa situação com algumas sugestões e alertas.
Comecemos então...
A maioria dos fatores são externos. Do senso comum, o que ouvimos dizer é que os homens estão tipicamente mais envolvidos em situações de violência, consumo de drogas e álcool, e mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho. Não sei se ainda será assim, pelo menos em todos os aspetos acima mencionados.
Mas uma coisa é certa, são também eles que procuram menos os serviços de saúde, nomeadamente nos aspetos que tocam a prevenção, por medo de descobrir alguma doença. E o pior, é que quando o fazem, e a seguir têm que tomar algum tipo de medicação ou fazer algum tratamento, normalmente não dão seguimento.
Têm também muitas vezes uma alimentação inadequada e são mais sedentarios, o que também na ajuda na equação de adicionar vida aos anos.
São também eles que apresentam uma maior incidência relacionada com determinadas doenças como as:
Por tudo isto, é muito importante despertar a consciência dos homens para que percebam a importância de cuidarem da sua saúde, que inclui obviamente:
Aqui vão algumas orientações para que os homens se possam cuidar mais, aumentando a qualidade de vida e sobretudo a sua longevidade:
Portanto, e como queremos que os homens nos acompanhem no nosso percurso e na nossa vida, estes são alguns dos conselhos que podemos dar para que se cuidem mais e quem sabe, aumentem a sua longevidade. Preparados?
Fonte original: Osni Silvestri