Introduza o seu e-mail
O exercício físico é benéfico para todas as pessoas e em qualquer idade. Contudo, sabemos que a partir dos 40/50 anos devemos ter especial atenção às atividades que melhor se adequam não só aos nossos gostos, mas também às necessidades do nosso corpo.
A prática regular de exercício físico tem um impacto muito positivo na nossa saúde e qualidade de vida à medida que envelhecemos. O exercício físico melhora o humor, ajuda a gerir o stress e a prevenir a depressão. Estudos científicos comprovam que está associado à prevenção de doenças crónicas e do foro cardiovasculares.
Melhorar o equilíbrio;
Ganhar força muscular;
Ganhar resistência;
Melhorar e corrigir a postura;
Controlar o peso ou diminuir a gordura corporal;
Contribui para a manutenção ou aumento da densidade óssea;
Ajuda no controlo da tensão arterial;
Ajuda no controlo de diabetes;
Ajuda no controlo do colesterol;
Diminui o risco de doenças tais como o Alzheimer e o Parkinson;
Aumenta a autoestima e bom humor;
Diminui o risco de depressão, de stress e de ansiedade;
Melhora a qualidade de sono;
É muito importante, antes de iniciar uma atividade física consultar um especialista. Na próxima consulta de rotina questione o seu médico de família sobre as melhores atividades para si. O seu médico vai fazer uma avaliação global tendo em conta o seu histórico clínico. Perceberá qual a atividade que melhor se ajusta às suas necessidades (força muscular, flexibilidade, equilíbrio), certificando-se de que reúne as condições necessárias para praticar determinada atividade.