Sociedade | Quando tiver oportunidade dance, pelas suas relações e longevidade.

Introduza o seu e-mail

Quando tiver oportunidade dance, pelas suas relações e longevidade.

20/05/2020 | Sofia Alçada

Dançar pela ligação e longevidade - Foto: Unsplash Dançar pela ligação e longevidade - Foto: Unsplash

Baseado nas pesquisas realizadas acerca do impacto da dança como forma terapêutica na idade madura, e no processo de desenvolvimento de laços familiares, foi feito um estudo usando 16 movimentos diferentes de dança. O estudo incluiu um conjunto de netas e avós, em três sessões de dança, que ocorreu sempre em casa das avós.

Com o objetivo de descobrir a relevância da dança no relacionamento intergerações (nesta caso, avós e netas) e o impacto em cada uma destas, as sessões ocorreram com durações curtas de 10 a 15 minutos para manterem a dinâmica entre as 2 gerações.

Estas sessões foram documentados com vídeos, entrevistas semiestruturadas e diários de registo pessoal para uma maior apreensão dos resultados e dos sentimentos gerados pela experiência.

Conclusões do estudo

Assim, o estudo concluiu que no início a preocupação das netas era o sentimento que tinham de falta de competência para criar um encontro com significado com as suas avós e que garantisse a proteção e segurança das mesmas.

Com os movimentos da dança, improvisados ou relembrados de épocas passadas pelas avós, as netas puderam imitar os movimentos e ao mesmo tempo sugerir as avós a sua expansão, para além de desenvolverem o contacto visual, o toque e diversão, o que fez aumentar a confiança, estimulando as avós nas suas memórias do passado e a terem sentimentos positivos, aumentando a boa disposição e o espirito criada entre ambas.

Do lado da neta, puderam concluir desta pesquisa, que estes encontros permitiram alterar a visão e a perspetiva que as netas tinham da idade, dando origem a um espaço de partilha e diversão entre as duas gerações.

Este estudo foi publicado na revista científica “Frontiers of Phychology”.

Dois efeitos possiveis: Relacões e longevidade

Assim, através da dança, podemos encontrar dois efeitos importantes para o bem estar e para a longevidade: O aumento da ligação e criação de laços familiares bem como o exercício que vem da prática desportiva.

Deste estudo, interessa reter que os momentos de lazer em família são sem dúvida um importante catalisador no fortalecimento das relações entre adultos e crianças principalmente entre avós e netos. Além de ajudarem a afastar a solidão e a depressão, permitem a transmissão de valores e tradições que ajudam no fortalecimento das gerações.

Além disso, todos sabemos da importância do movimento e do exercício para o envelhecimento ativo e saudável no aumento da força muscular e do equilíbrio, cuja dança dá um excelente contributo.  

Veja aqui alguns tipos de dança para todas as idades ou aplicativos que pode usar para dançar.

Assim que tiver oportunidade, dê uns passos de dança com os seus netos (ou com os seus avós se ainda tiver essa sorte).

Não perca a oportunidade de criar bons momentos e sedimentar as ligações familiares. Pela sua longevidade!