Introduza o seu e-mail
O voluntariado é talvez uma das formas mais interessantes de participação cívica, mas vai exigir-lhe tempo e dedicação. Pelo que o ponto de partida será sempre avaliar a sua motivação e disponibilidade. Nesta equação conte também com o seu talento, afinal a sua participação será muito mais positiva se esta for no âmbito de uma atividade com a qual se identifica.
A lei define voluntário como alguém que, de forma livre, desinteressada e responsável, se compromete – de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre – a realizar ações de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
De norte a sul do país existem inúmeras oportunidades de voluntariado.
Um bom começou é visitar a página da Bolsa do Voluntariado, um ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário. Aqui encontrará várias organizações e empresas que precisam da sua ajuda e dos seus talentos.
Em alternativa à Bolsa do Voluntariado pode também consultar a página do Portugal Voluntário. Sistematiza a informação relativa à oferta e à procura do voluntariado, em todos os domínios de atividade, mediante a inscrição de organizações promotoras e de voluntários e a submissão de ações de voluntariado.
No caso de querer ter uma experiência de voluntariado além-fronteiras, poderá pesquisar oportunidades European Voluntary Service, na Plataforma Portuguesa das Organizações Não-governamentais para o Desenvolvimento ou em organismos transnacionais como as Nações Unidas.
A propósito do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinalou no dia 5 de dezembro, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social deu nota de que, este ano, em Portugal, o voluntariado cresceu perto de 30%.
Fonte: TSF, 'Voluntariado cresceu 30% em Portugal este ano'