Repórter 60+ dá voz e poder ao sénior em Portugal | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

Repórter 60+ dá voz e poder ao sénior em Portugal

21/04/2021 | Sílvia Triboni

Silvia Triboni - Reporter 60+ Silvia Triboni - Reporter 60+

Sim! É isso mesmo! O tão almejado curso Repórter 60+ chegou em Portugal para dar voz e poder ao sénior em Portugal.

Após mais de cem repórteres 60+ formados em São Paulo, pessoas com 60 anos, ou mais, residentes em Portugal poderão se capacitar em técnicas de jornalismo, e praticá-las em seus próprios projectos de comunicação, ou mesmo no mercado de trabalho, tendo em vista a qualidade da formação que nos deixa preparados para a vida prática no jornalismo. Veja como ao final do texto.

Quando eu imaginaria todas as possibilidades de crescimento intelectual, técnico e social que a vida 60+ poderia me oferecer?

Hoje em dia o leque de actividades que permitem o “long life learning” e o “envelhecimento activo” ao adulto mais velho é algo surpreendente.

Tanto em épocas analógicas como nas atuais, as digitais, o sénior interessado em:

  • manter-se ativo,
  • ampliar os seus conhecimentos,
  • desenvolver sua saúde global,
  • empreender,

tem inumeras possibilidades. Só depende de seu interesse em buscar novos conhecimentos e em envolver-se em projectos que o façam sentir produtivo e feliz, como, por exemplo, o curso Repórter 60+.

Formação a pensar na longevidade e no pós reforma

Sinto-me legitimada a afirmar tudo isso pois fiz parte de sua primeira turma em São Paulo, tendo aprendido tudo o que eu aplico no projecto que criei após a minha reforma: o projecto Across the Seven Seas, cuja missão é estimular o público mais velho à busca da longevidade ativa e da aprendizagem constante.

Graças à minha qualificação com Repórter 60+, e ao meu Crachá!, tenho sido aceita no corpo de média da maior conferência de tecnologia da Europa, a Web Summit, onde realizei coberturas de suas edições de 2018, 2019 e 2020 (clique nos links). Sem falar que tenho a honra de ser colunista neste valoroso Maturi Blog, e outros no Brasil e em Portugal.

Receber o crachá de Repórter 60+ significou uma transformação em minha vida sénior, como pessoa e como profissional, uma vez que permitiu-me desenvolver uma nova competência que tem colaborado na manutenção de minha boa longevidade e auto-estima.

Ah! Quando eu digo que o curso Repórter 60+ é “tão almejado” é porque conheço inúmeras pessoas que lamentaram serem menores de idade, e não poderem se inscrever nesta capacitação. É sério! Hahahah!

Focas 60+, a origem

Para quem não sabe, Foca é o termo usado no Brasil para o jornalista novato, que ainda não tem experiência.

Muitos dos Repórteres 60+ Brasileiros hoje em dia nem podem ser mais chamados de Focas, pois desde 2018 lançaram-se nas actividades do jornalismo, assim como eu, e criaram sites, revistas eletrónicas, canais de entrevistas e  podcasts, a maioria destinados à valorização do público mais velho.

Veja alguns exemplos neste link da reportagem feita pela TV Gazeta, de São Paulo, por ocasião da realização do trabalho de campo como conclusão do curso:

Apoio público à formação do Repórter 60+

Totalmente gratuito, o curso Repórter 60+  foi criado pela jornalista e editora de redação da Dínamo Editora, Lilian Liang,  “com o objetivo de formar repórteres cidadãos, por meio do ensino de fundamentos de jornalismo, familiarização com ferramentas tecnológicas e experiência prática.”

Com o apoio do Conselho Estadual do Idoso de São Paulo e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, e, em parceria com a Associação Centros Etievan, este curso em São Paulo tem a duração de 3 meses, com aulas semanais, sempre acompanhados de professores ativos no mercado jornalístico.

“Aqui tem espaço para todo mundo! Na Profissão Repórter 60+ vamos ensinar a produzir matérias em texto, áudio, vídeo e fotografia, sempre levando em conta os princípios do jornalismo ético e bem-feito. O objetivo é que o aluno domine as ferramentas e desenvolva um olhar crítico sobre o ofício, quem sabe encontrando no jornalismo uma nova vocação e uma segunda (ou terceira...) carreira.” Lilian Liang.

A missão do Curso Repórter 60+ é “Ensinar os alunos a produzirem matérias em texto, áudio, vídeo e fotografia, sempre levando em conta os princípios do jornalismo ético.

Em jornalismo, os alunos aprendem termos como lead, fake news, entrevista, fonte, edição, off e outros conceitos importantes para a construção de uma reportagem. Nas aulas de tecnologia, os participantes exploram aplicações e outros recursos tecnológicos fundamentais no trabalho do repórter.

Jornalismo e tecnologia são chave da aprendizagem e requalificação

Com o objetivo de dar voz a essa crescente parcela da população por meio do ensino de jornalismo e tecnologia, o curso Repórter 60+ Portugal e Brasil favorece o empoderamento e o protagonismo do adulto mais velho.

“Mas talvez o maior mérito do projecto tenha sido proporcionar a essas pessoas um espaço de aprendizagem e experimentação, de resgate de auto-estima e descoberta de potencialidades”, diz Lilian Liang, idealizadora do projecto.”

Em Portugal, o curso Repórter 60+ Portugal decorre de uma iniciativa da Aptare/Dínamo Editora, com o apoio da Across the Seven Seas.

O conteúdo das aulas em Portugal será ministrado por experientes professores jornalistas Portugueses e Brasileiros, estimulando o intercâmbio cultural.

Graças à ligação proporcionada pela respeitável Ana João Sepulveda, este curso contará com os Professores Ana Pinto, Miguel Crespo e Ricardo Dias, todos do ISCTE

A primeira turma tem 30 vagas e terá início à 05 de maio, às 4as feiras, das 19h às 22h30 (horário de Portugal). Em virtude da pandemia, as aulas acontecerão em ambiente online.

Além de ter 60 anos, ou mais, os pré-requisitos para participar são:

  • Ser residente em Portugal;
  • Alfabetizado, e
  • Possuir um computador/tablet e um telefone móvel com acesso à internet.

Se se enquadra nestes requisitos e ficou interessado, faça a sua inscrição aqui

Para dúvidas: rep60portugal@gmail.com

Facebook: Repórter 60+ Portugal

Instagram: Rep60 Portugal

Não tenho palavras que possam exprimir o meu agradecimento a Lilian Liang, e a todos os jornalistas professores e profissionais da ciência com os quais pude aprender uma nova profissão, e ainda, aprofundar o meu trabalho no projecto Across the Seven Seas.

Sou Repórter 60+ e acompanharei o curso Repórter 60+ Portugal, e formação de outros colegas de profissão, para, quem sabe, um dia podermos trabalhar juntos no jornalismo. Obrigada!