Introduza o seu e-mail
O envelhecimento é um processo natural e inevitável. Contudo, a forma como envelhecemos pode ser muito diferente consoante o estilo de vida adotado. O envelhecimento é beneficiado por um estilo de vida saudável e em que prevenir é uma das palavras-chaves. É neste contexto que ganha importância a geriatria, ou seja, o ramo da medicina focado na prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde dos seniores.
O médico especialista em geriátrica gere todos os cuidados de saúde que a pessoa necessita, podendo encaminhar o doente a médicos de outras especialidades.
Face às exigências das doenças associadas ao envelhecimento, a geriatria é um ramo multidisciplinar e, por isso mesmo, o médico especializado em geriatria faz-se acompanhar por médicos especialistas em outras áreas, tais como a cardiologia ou a ortopedia, a título de exemplo, garantindo um melhor diagnóstico para um melhor tratamento.
Diferença entre geriatria e gerontologia
Apesar destas duas ciências estarem ligadas ao sénior, são distintas e importa distingui-las:
Geriatria – a geriatria ou medicina geriátrica é, já aqui explicamos, engloba o estudo das patologias mais comuns nos seniores, assim como as variadas formas de as prevenir.
Gerontologia – a gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento, havendo claro está pontos comuns a estas duas ciências, já que a patologia está intimamente relacionada com o envelhecimento.
Sobre os temas da geriatria e da gerontologia, não deixe de ver na rubrica ABC do envelhecimento e da longevidade a explicação da gerontóloga, Stella Bettencourt da Câmara.