Introduza o seu e-mail
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma classificação global que avalia os países de acordo com três fatores:
Todos os anos, os paises da ONU são classificados de acordo com este índice, sendo também usado para medir o desenvolvimento de entidades como estados, cidades, aldeias, etc.
As Nações Unidas lançaram no inicio deste ano, o Relatório de Desenvolvimento Humano 2020 com o título “A Próxima Fronteira: Desenvolvimento Humano e o Antropoceno”, mrarcando o seu 30º aniversário de publicação. Este ano, este relatório inclui variantes como as taxas de CO2, as emissões que causam o efeito estufa e a medição da pegada de carbono dos países.
O Programa reconhece a pressão da Covid-19 sobre o IDH, mas refere que esta pandemia não é a primeira nem será a última, a não ser que haja uma transformação contra a mudança climática.
País no topo da lista das nações com melhor qualidade de vida do mundo. Todos os seus índices são elevados e com um ótimo equilíbrio. Está nesta posição cimeira há muitos anos.
É um dos países com maior expectativa de vida, com uma média 82,3 anos. Apesar da média de anos de estudos ser de 12,6, (a esperada é de 17,9), são resultados que ficam entre os mais altos do mundo.
É o segundo país no ranking. Conhecido como a terra dos chocolates, é onde a expectativa média de vida atinge cerca de 83,5 anos e a escolaridade média encontra-se entre os melhores do mundo: 13,4 anos.
Com uma excelente formação - os irlandeses são bem-educados – e têm uma escolaridade média de 12,5 anos.
A qualidade de vida é bastante boa, sendo a esperança média à nascença de 81,6 anos.
Na Ásia, temos esta região administrativa que embora subordinada a China tem um elevado grau de autonomia.
Assiste-se a uma expectativa de vida é de 84,1 anos (uma das mais altas do mundo) e a educação tem uma duração média de 12 anos.
Em Hong Kong, os salários em dólares estão em torno de 58 mil por ano.
Além das paisagens naturais impares, é um país com um alto índice de desenvolvimento humano.
Com uma expectativa média de vida de 82,9 anos, a remuneração salarial é de cerca de 46 mil dólares por ano entre adultos jovens.
Quanto ao nível de escolaridade, este atinge uma média de 12,4 anos.
Uma das maiores potências mundiais, este país apresenta a maior média de anos de estudo, com 14,1 anos.
Este país nórdico tem um dos mais elevados índices de expectativa de vida: em média 82,6 anos e uma educação que dura cerca de 12,4 anos.
A Suécia é um país organizado e próspero, no entanto o salário anual é considerado baixo para os seus padrões cifrando-se em cerca de 47 mil dólares.
Quanto as nações de língua portuguesa,