Sabe o que são os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP)? | Rendimento

Introduza o seu e-mail

Sabe o que são os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP)?

22/07/2022 | Fernanda Cerqueira

Sabe o que são os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP)? FOTO UNSPLASH Sabe o que são os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP)? FOTO UNSPLASH

A entrada no mercado de trabalho é uma etapa difícil. A "falta de experiência" dos jovens candidatos é repetida vezes sem conta pelas empresas como um obstáculo à contratação. Os mais jovens encontram um mercado pouco disponível para os ajudar a adquirir "experiência" ou, em alguns casos, que explora essa inexperiência oferecendo salários abaixo das qualificações do candidato.

Igualmente difícil pode ser a reentrada no mercado de trabalho para quem já tem uma carreira profissional longa e que por algum motivo ficou desempregado. Neste caso, na decisão de contratar pesam a idade, mas também as expetativas de quem acumulou anos de experiência e que não encontra um mercado de trabalho disposto a reconhecer o valor dessa experiência. Sobre "o valor da experiência" não deixe de ler o nosso artigo. 

São dois momentos distintos, mas em que o apoio profissional e especializado pode ser um contributo valioso. Falamos-lhe por isso dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP), estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), prestam apoio a jovens e adultos desempregados no seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Os GIP são promovidos por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos credenciadas tais como autarquias locais, instituições particulares de solidariedade social, associações relevantes na dinamização e desenvolvimento local, associações para a integração dos imigrantes e das minorias étnicas, associações sindicais e empresariais.

Os GIP, em estreita articulação com os serviços de emprego, podem desenvolver várias atividades, nomeadamente, ações de apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora; captação e divulgação de ofertas de emprego e apoio à colocação; divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de candidatos, entre outras.

Procure junto do IEFP da sua área de residência mais informações sobre o GIP mais próximo e de como esta estrutura o pode ajudar a enfrentar o mundo do trabalho mais preparado. Saiba mais AQUI.

Sobre a importância da requalificação profissional não deixe de ler o nosso artigo: “Requalificação: saiba quais os apoios que poderá ter”.