Dicas para proteger a sua casa quando for de férias | Habitação

Introduza o seu e-mail

Dicas para proteger a sua casa quando for de férias

21/07/2022 | Sofia Alçada

Como garantir que a sua casa está segura durante as férias. Foto: Pexels Como garantir que a sua casa está segura durante as férias. Foto: Pexels

Para que possa aproveitar ao máximo as suas férias sem preocupações, indicamos aqui algumas dicas para ir descansado e deixar a sua casa em segurança: 

  1. Trancar as portas e fechar as janelas: 

Este é um passo indispensável e muito fácil de colocar em prática e sem dúvida dos mais importantes. Antes de sair, seja de férias, seja por outra razão, é importante que tranque as portas e janelas, mesmo que estas se encontrem em locais mais altos e de difícil acesso.  

  1. Cuidado com o que partilha nas redes sociais:

As redes sociais são uma ferramenta bastante utilizada pelos criminosos para a sondagem de potenciais alvos e a partilha de informação online pode originar conclusões ou suposições de que a sua casa pode estar vazia.

Não se sabe a quem poderá chegar essa informação, por isso, o melhor é não partilhar os seus planos de viagem ou fotografias que comprovem que está longe de casa.  

  1. Não mostre que a casa está desocupada: 

Quando estiver temporariamente fora de casa, é importante deixar uma luz, rádio ou televisão ligados para dar a ilusão de que a casa está ocupada.

Se tiver telefone fixo, desligue o atendedor de chamadas, os telefonemas sucessivos sem resposta dão a indicação de que a casa está desocupada.

Pode também combinar visitas periódicas com alguém de confiança como forma de garantir que a sua casa não fica completamente desocupada e sem vigilância.

A caixa do correio também é um elemento importante neste campo: uma caixa de correio cheia pode dar a indicação de que não há ninguém em casa, embora já praticamente não se receba muitas cartas fisicas.  

  1. Avise os seus vizinhos:

Por norma, quando as casas desocupadas sofrem assaltos ou acidentes, é frequente que seja a vizinhança a detetar os primeiros sinais. Manter os contactos atualizados junto dos seus vizinhos e avisá-los quando está fora, se forem pessoas da sua confiança, pode ajudar a agilizar a situação e deixá-lo mais tranquilo. 

  1. Instale um sistema de segurança: 

Existem muitas opções atualmente. Por exemplo, os alarmes que incluem detetores de movimento e de calor, câmaras exteriores e interiores, contactos magnéticos nas portas e janelas, chaves encriptadas e sirenes interligadas a uma Central de Segurança operacional durante 24h por dia, com aviso para  as autoridades no caso de invasão ou acidente. Atualmente existem sistemas que podem ser controlados remotamente, através de um smartphone, para um maior conforto do utilizador.

Colocar um sinal que informa que o local está protegido poderá também desencorajar os criminosos. 

 

Fonte: Prossegur Press release