Cultura e Lazer | Sabia que a sabedoria pode prevenir a solidão?

Introduza o seu e-mail

Sabia que a sabedoria pode prevenir a solidão?

20/10/2020 | Sofia Alçada

A relação entre a Sabedoria e a Solidão. Foto: Unsplash A relação entre a Sabedoria e a Solidão. Foto: Unsplash

Um  estudo, divulgado na revista científica Aging & Mental Health, analisou a relação entre a sabedoria e a solidão em pessoas de meia-idade e mais velhas.

Ter mais sabedoria, ou seja, mais conhecimentos, pode ser um fator contra a solidão e o isolamento, conforme as descobertas feitas pelos pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia (EUA) e da Universidade de Roma La Sapienza (Itália),

Em que consiste este estudo que cruza sabedoria e solidão?

A pesquisa concentrou-se na avaliação de grupos com idades entre:

  • 50 e 65 anos
  • acima dos 90 anos.

Os participantes deste estudo viviam nas regiões de Cilento em Itália e na cidade de San Diego, nos EUA. No total, este grupo era constituído por 482 pessoas.

Foram usadas escalas específicas para avaliar o grau de solidão e de sabedoria dos participantes.

O estudo permitiu concluir que os participantes mais sábios sentiam-se menos solitários, independentemente do local, das origens históricas e da língua nativa.

Outra questão que a pesquisa mostrou, foi que as pessoas com maior empatia e mais compassivas são igualmente as menos solitárias.

Uma nota importante:

Para os estudiosos, tanto a solidão quanto a sabedoria são traços de personalidade, sendo estes parcialmente herdados e determinados pelo ambiente.

A importância deste estudo:

É importante perceber que tipo de intervenções podem ser feitas para diminuir a solidão na população mais velha, cuidando desta forma de acautelar este faor tão importante para assegurar uma melhor longevidade.

No futuro, o objetivo destes investigadores é realizar intervenções para melhorar a compaixão e a sabedoria e consequentemente, minorar a solidão, um dos males que mais afetam a nossa longevidade.

Veja a nossa entrevista com a investigadora Judite Gonçalves acerca da solidão

Adaptado de Viva Bem