Para poupar energia e ajudar o ambiente, não precisa de prescindir de conforto, apenas tem de considerar algumas sugestões e fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia.
Quer reduzir a fatura de gás e eletricidade? Diminuir gastos implica mudanças de hábitos que ajudam a economizar e, ao mesmo tempo, ter a consciencia de que é importante proteger o ambiente.
Comecemos então pela eletricidade:
Lâmpadas
- Utilize lâmpadas de baixo consumo em vez de tradicionais (incandescentes). Estima-se que este gesto permite reduzir até cerca 25% o seu consumo energético anual.
- Verifique a duração da lâmpada. Esta informação vem indicada na embalagem. Faça as contas: uma das principais dicas para poupar energia prende-se com a aquisição de lâmpadas mais caras que são, no entanto, mais económicas a longo prazo. Não se esqueça disso. E faça as contas a duração das lampadas e não só ao seu investimento.
Equipamentos
- Retire os carregadores das tomadas depois de carregar os seus equipamentos eletrónicos, como o telefone. Mesmo não estando a ser utilizados, se estiverem ligados, gastam energia.
- O mesmo acontece com os pequenos eletrodomésticos e outros equipamentos, como televisor e computador: em vez de os deixar em stand-by, desligue-os da tomada ou use tomadas com botão corte-corrente.
- Planeie as refeições de véspera de modo a poder passar os alimentos do congelador para o frigorífico. Com esta alteração, a estimativa é que consiga uma redução diária na ordem dos 2%. Repare, os alimentos ao descongelar estarão a dar frio ao frigorífico. Evite abrir a porta com frequência porque sempre que o fizer, aumenta o consumo energético. Se tiver filhos ou netos, não se esqueça de os avisar para não estarem sempre a abrir o frigorifico.
- Em relação às máquinas de lavar loiça e roupa, ligue-as apenas quando estiverem com a carga máxima, ou seja cheias. E escolha os programas económicos, pois gastam menos água e energia.
- Quanto ao fogão, para poupar energia o ideal é cozinhar vários alimentos ao mesmo tempo e evitar abrir a porta do forno durante a confeção de uma refeição.
- Se as condições climatéricas o permitirem, não use a máquina de secar roupa e deixe-a secar ao ar livre ou dentro de casa. Sempre poupa mais e o ambiente agradece.
- Se estiver naquela fase em que tem que trocar ou comprar eletrodomésticos, escolha os modelos com maior eficiência energética. Para isso, analise a etiqueta obrigatória e perceba a que classe pertencem. Podem ir de de A+ a G (de melhor a pior desempenho energético). Cuidado, pois quanto pior a classificação de um equipamento, maior o consumo de energia. Mais uma vez, pense a longo prazo quando tiver que fazer um investimento num equipamento que dura bastante.
Aquecimento (no inverno) e ar condicionado (no verão)
- Antes de ligar o aquecimento ou o ar condicionado, verifique se as janelas e as portas estão bem isoladas. Não faz sentido estar a aquecer ou arrefecer a casa se existirem fugas. E não se esqueça de desligar os equipamentos quando sair de casa.
- Aqueça a sua casa com a ajuda do sol e arrefeça com a ajuda da sombra. Aproveite os benefícios da luz solar, deixando as cortinas abertas quando o sol bate no inverno e no verão faça o contrário, para manter a casa fresca.
Água
- Feche a torneira quando se ensaboa no banho ou enquanto lava os dentes. É muito importante e fará toda a diferença na poupança da água.
- Pense nos litros de água desnecessários que irá gastar num banho de imersão e prefira um duche.
- Se não possui autoclismo com dois volumes de descarga, coloque uma garrafa cheia de água no respetivo depósito, diminuindo assim o volume total de cada descarga.
Sabemos o quanto é importante poupar ao longo da vida. A longevidade passa por pequenas alterações nas nossas rotinas e a neste caso, permitirá com pequenas mudanças, uma poupança e portanto um incremento no seu rendimento.
Para além disso, estas - e outras - dicas para poupar energia e água, vão ajudá-lo a preservar a natureza, zelar pelos recursos naturais e, claro, a juntar mais algum dinheiro extra poupando para o futuro.
Comece já hoje!