Introduza o seu e-mail
A AMA é o instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização administrativa em Portugal. Nas palavras de Fátima Madureira, Presidente do Conselho Diretivo da AMA, que falava durante a 9º sessão do Simpósio InterAções, no dia 17 de março, «a principal função da AMA é tentar colocar a administração pública mais perto dos cidadãos». Num esforço constante de «servir melhor as pessoas», a AMA tem divido a sua atuação em «três eixos fundamentais: atendimento, transformação digital e inovação e participação pública».
Neste esforço permanente de inovar para chegar mais perto das pessoas e de melhor servir as suas necessidades, a AMA promoveu a criação de serviços como o Portal do Cidadão (o ePortugal é o portal de serviços público que veio substituir o Portal do Cidadão), a Empresa na Hora ou o Balcão do Empreendedor, entre outros. «Nada disto foi a AMA que fez sozinha. Tudo isto é a AMA a trabalhar com a Administração Pública, com os vários organismos da Administração Pública e a tentar simplificar e servir melhor as necessidades das pessoas».
Recordar que a primeira Loja de Cidadão surgiu em 1999 é algo que nos parece a todos difícil de imaginar. Mas, é a verdade. Até 1999 não existia nada semelhante. A criação da Loja de Cidadão, um único espaço onde encontramos vários serviços da Administração Pública, mas também de alguma empresas privadas, tais como a EDP, foi um grande avanço. Proporciona conforto e comodidade aos cidadãos, permitindo tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação.
Procurando levar os benefícios das Lojas de Cidadão o mais perto possível das pessoas foram criados os Espaços Cidadão nas várias freguesias onde se revela mais difícil haver Lojas de Cidadão. Atualmente, estão em funcionamento 742 Espaços Cidadão, um número que Fátima Madureira avança que aumentará este ano, com novas aberturas.
À semelhança da Loja de Cidadão, o Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão. Neste balcão pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.
Hoje «caminhamos em diversos sentidos, com o online a ganhar uma força que nunca calcularíamos. E o presencial a manter-se para os assuntos mais urgentes e mais difíceis de resolver». «É surpreendente a forma como as pessoas de mais idade estão a descobrir e a abraçar o online» comentou Fátima Madureira, sublinhando que «não é assim tão linear que as pessoas tenham dificuldade em trabalhar online. As pessoas gostam e até é uma forma de se manterem ativas mentalmente».
Conheça melhor a AMA e os serviços de atendimento Loja de Cidadão, Espaço Cidadão e ePortugal.
Fátima Madureira, da Agência para a Modernização Administrativa; Sérgio Cintra, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Martin Lichte, da European Social Network; Pilar Solanes Salse, do Departament d’Atenció Social per a la Gent Gran i per a la Promoció de l’Autonomia Persona; Wolf Mandl, do Office of the Senior Citizens Representative, City of Vienna foram os oradores convidados da sessão ‘Centros Locais de Gestão de Informação na área da Longevidade & Envelhecimento’, moderada por Mário Rui André, Diretor da Unidade de Missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Uma sessão integrada na 3ª Edição do Simpósio Interações – Uma Sociedade para Todas as Idades, organizado pela Unidade de Missão ‘Lisboa Cidade de Todas as Idades’ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Esta foi a 9ª sessão de um conjunto de 16 sessões, todas com transmissão online e gratuitas, sempre às quartas-feiras, com início às 14h30.
Saiba mais AQUI sobre esta iniciativa. E não deixe de ver ou rever a sessão completa no canal do Youtube da SCML.