Introduza o seu e-mail
Tsugi significa “unir” em japonês e é a origem da arte tradicional de ligar peças de cerâmica partidas através de uma liga dourada. Desta ideia de realçar as fissuras, as rugas, através de linhas de ouro nasceu o Tsugi Porto, uma iniciativa do coreógrafo Rafael Alvarez. Um projeto que pretende contribuir para combater a solidão e o isolamento social dos idosos, promovendo um envelhecimento ativo, com recurso à dança.
Em declarações à Euronews, Rafael Alvarez conta que o principal objetivo do "Tsugi Porto" é «proporcionar, através da dança, momentos de bem-estar, de diálogo criativo e de intercâmbio, quebrando este ciclo de isolamento e de solidão».
O projeto assinalou o primeiro ano, em outubro, com um espetáculo que decorreu no Coliseu do Porto, e no qual participaram cerca de 50 bailarinos, não profissionais, dos 18 aos mais de 80 anos. Um painel que contou ainda com a participação de jovens estudantes de dança da Escola Profissional do Balleteatro, da Companhia de Dança Kale e Ginasiano.
Uma iniciativa que merece o aplauso de todos nós! Longe dos palcos, o "Tsugi Porto" continua e leva todas as semanas aulas de dança contemporânea a diversos lares de terceira idade do Porto.
Fontes:
Euronews: Um ano a levar a dança a lares do Porto
Porto Canal: “Tsugi Porto" sobre envelhecimento criativo estreia-se no Coliseu do Porto