Introduza o seu e-mail
A pandemia preocupa o Serviço Nacional de Saúde (SNS) que está empenhado em acautelar o melhor possível o combate à gripe sazonal, procurando que as duas doenças – gripe sazonal e Covid-19 – não esgotem a capacidade de resposta dos hospitais.
Neste contexto, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal do Serviço Nacional de Saúde, que começa habitualmente a 15 de outubro, iniciou-se este ano mais cedo, a 28 de setembro. Nesta primeira fase poderão ser vacinados os residentes em lares de idosos, os profissionais de saúde, os profissionais do sector social que prestam cuidados e as grávidas por estarem entre os grupos mais vulneráveis.
A segunda fase, que arranca no dia 19 de outubro, poderão ser vacinadas as pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.
Para quem não está abrangido pelo plano de vacinação gratuita, a Direção Geral de Saúde (DGS) refere que as vacinas podem ser adquiridas nas farmácias comunitárias através de prescrição médica.
Consulte AQUI a Norma 016/2020, emitida pela DGS, a 25 de setembro.
Este ano, a DGS, Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Enfermeiros assinaram um protocolo de colaboração que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito da campanha de comunicação sobre a vacinação contra a gripe 2020-2021, desde a produção de materiais e mensagens à sua divulgação junto dos profissionais que cada Ordem representa, bem como à sociedade em geral.