Introduza o seu e-mail
Tal como lhe contamos AQUI, este ano a 1.ª fase da vacinação gratuita contra a gripe sazonal arrancou mais cedo. Desde 28 de setembro têm sido vacinados os residentes, utentes e profissionais de estabelecimentos de respostas sociais, doentes e profissionais da rede de cuidados continuados integrados, profissionais do Serviço Nacional de Saúde e grávidas.
A 2.ª fase, que tem início previsto a 19 de outubro, integrará os outros grupos alvo abrangidos pela vacinação gratuita, nomeadamente, os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anose pessoas com doenças crónicas.
Dez por cento das vacinas contra a gripe destinadas aos idosos vão poder ser administradas em 2.000 farmácias do país em complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde. Chama-se ‘Vacinação SNS Local’ e pretende criar um serviço de proximidade na vacinação de idosos contra a gripe.
A vacinação nas farmácias decorrerá como nos Centros de Saúde, isto é, sem qualquer encargo, e resulta de um programa de colaboração entre a Associação Nacional de Farmácias e o Ministério da Saúde, replicando um projeto-piloto que decorreu nos últimos dois anos em Loures. Ao utente, basta dirigir-se a uma farmácia com o cartão de cidadão.
Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica, com comparticipação de 37%.
Consulte AQUI a Norma 016/2020, emitida pela DGS, a 25 de setembro.