Introduza o seu e-mail
De acordo com os resultados de um estudo realizado na Universidade de Reading, no Reino Unido, e citado pela revista Visão, a ingestão de altas doses de vitamina B6 podem reduzir sintomas de ansiedade e de depressão. Este estudo concluiu que a ingestão de suplementos de B6 pode aumentar a produção do ácido gama-aminobutírico (GABA) - um neurotransmissor inibitório responsável por bloquear mensagens enviadas entre os neurónios e o cérebro ou a medula espinal, provocando um estado de maior relaxamento e concentração.
Os investigadores recrutaram mais de 300 pessoas, entre os 18 e os 58 anos, com sintomas de ansiedade e depressão e dividiram-nas em três grupos. Durante um mês, os participantes tomaram por dia uma cápsula de 1000 mg de B12, de 100 mg de B6 ou um placebo de lactose, conforme o grupo.
No final da experiência foi realizado um inquérito para avaliar os sintomas destes indivíduos, e, partir dos resultados obtidos, os investigadores concluíram que doses elevadas de B6 podem provocar uma redução “significativa” dos sintomas de ansiedade generalizada. De acordo com os cientistas, este efeito pode dever-se aos níveis elevados de GABA que foram detetados entre os participantes que ingeriram os suplementos de B6, apoiando a hipótese de que foi a vitamina a responsável pela redução da ansiedade.
Já a associação de uma redução dos sintomas de depressão à B6 pode ser justificada pelo facto de que esta vitamina agir como coenzima na produção de neurotransmissores como a serotonina, dopamina e noradrenalina.
Continue a leitura para saber mais! Sobre o tema da ansiedade não deixe de ler o artigo “Um aperto no peito chamado ansiedade” e sobre o stress “10 dicas para combater o stress”.
Fonte: Altas doses de vitamina B6 podem reduzir sintomas de ansiedade e depressão - revista Visão