Introduza o seu e-mail
As eleições presidenciais, em Portugal, que se realizam em plena pandemia de Covid-19, estão marcadas para o dia 24 de janeiro. Nesta data os portugueses serão chamados às urnas para eleger o Presidente da República pelos próximos cinco anos.
Além do cumprimento das regras sanitárias, que incluem a utilização de máscara e o distanciamento social, no dia 24 de janeiro os eleitores deverão usar as suas próprias canetas e terão à sua disposição mais mesas de voto.
Uma novidade muito importante é o alargamento do voto antecipado em mobilidade. Assim, qualquer cidadão pode efetuar entre os dias 10 e 14 de janeiro o pedido para votar antecipadamente através do site (www.votoantecipado.mai.gov.pt) ou via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. Quem requeira o voto antecipado poderá votar no dia 17 de janeiro.
Além do voto antecipado em mobilidade, há mais possibilidades de exercer o direito cívico antes do dia 24 de janeiro. É o caso dos eleitores seniores residentes em lares e dos eleitores em confinamento obrigatório devido à pandemia de Covid-19. Quer num caso quer no outro, os eleitores devem requerer o voto antecipado no site (www.votoantecipado.mai.gov.pt) ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Os eleitores seniores residentes em lares e os eleitores em isolamento profilático obrigatório poderão fazer a sua inscrição para voto antecipado entre 14 e 17 de janeiro.
Nestes casos, os votos serão recolhidos por equipas organizadas pelas autarquias, com o apoio da Administração Eleitoral e também das forças de segurança, que se deslocarão aos lares.
Saiba mais em https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/ e em https://eportugal.gov.pt/pt/cidadaos/votar
Para requerer o voto antecipado basta aceder AQUI.
Fique bem, fique em segurança.