Cultura e Lazer | 10 atividades para fazer com as crianças em casa

Introduza o seu e-mail

10 atividades para fazer com as crianças em casa

26/08/2020 | Fernanda Cerqueira

Bons momentos em família. FOTO UNSPLASH Bons momentos em família. FOTO UNSPLASH

De férias as crianças pedem mais atenção e as idas à praia parecem não ser suficientes para os trazer para casa totalmente cansados. Por isso, reunimos algumas sugestões de atividades para entreter pequenos e graúdos, em casa, numa partilha de momentos divertidos.

Fazer bolinhas de sabão

Fazer bolinhas de sabão encanta as crianças. Ver as bolinhas a nascer daqueles tubinhos é pura magia para os mais pequenos. A avó e o avô terão superpoderes e transformam o mundo com a sua magia.

Pintar o rosto

Se o seu parceiro de brincadeira tem jeitos de Picasso vai gostar muito de pintar a face da avó. E do avô também. As regras são comprar tintas próprias para pintar o rosto e as crianças pintam os adultos e os adultos pintam as crianças. O tema pode ser livre ou obrigatório, por exemplo, animais, flores, desenhos animados…

Festa de aniversário

E se hoje for o aniversário da Mimi, a boneca preferida da sua neta. Celebrar o aniversário do boneco favorito é uma brincadeira conhecida por todas as gerações.

Cinema em casa

Entre as brincadeiras mais aplaudidas pelas crianças temos a sessão de cinema em casa. As pipocas não podem faltar nesta noite em que todos se reúnem para ver um filme em casa. Durante a tarde as crianças podem preparar os bilhetes. Desenhar e recortar os bilhetes que vão ser entregues à noite a todos os que vão assistir o filme.

Jogar bola

E se estamos a citar bestsellers das brincadeiras temos de incluir jogar à bola.

Karaoke

No Youtube pode encontrar muitos vídeos de músicas muito conhecidas. Junte toda a família e ponha todos a cantar.

Cozinhar

Convide os mais pequenos para preparar um bolo ou bolachas. Eles vão adorar ajudar! Deixe-os mexer na massa, criar formas e figuras, ou no final ajudar a decorar o bolo.

Acampar em casa

E se se sente com coragem porque não organizar um acampamento. Leve um colchão de ar ou um saco-cama para o jardim ou mesmo para a sala. Construa uma cabana com lençóis e leve livros, lanternas e lanchinhos.

Ler e contar histórias

O gosto pela leitura é um hábito que se adquire com a prática e que começa em criança. Saber que em cada livro há uma aventura, uma história única, irá ajudar a cultivar o gosto pela leitura. Leia para os mais novos e convide-os a ler para si.

Exposição de desenho

Organizar com as crianças uma exposição desenho em casa e que pode ter os seus desenhos favoritos ou novos desenhos feitos para essa exposição. A exposição pode ter bilhetes (preparados pelo jovem artista) e ser guiada. O artista acompanha os visitantes pela exposição explicando cada quadro.