4 rotinas para uma longevidade saudável | Saúde e Bem Estar

Introduza o seu e-mail

4 rotinas para uma longevidade saudável

24/05/2021 | Sofia Alçada

Rotinas que permitem uma maior qualidade de vida Rotinas que permitem uma maior qualidade de vida

A correria da nossa rotina muitas vezes nos impede de ter atitudes que ajudem a nos trazer vitalidade e longevidade.

Todos queremos viver mais e, principalmente viver melhor!

Assim, temos que cuidar da nossa saúde geral que inclui a saúde mental, física (do corpo) e do meio onde vivemos. Precisamos trabalhar o reequilíbrio do nosso estilo de vida que implica as 4 rotina base para envelhecer com saúde e aproveitar ao máximo o tempo que estamos a conquistar:

 

  1. Tire partido de um prato com alimentos de muitas cores:

Antioxidantes são os componentes principais para uma boa dieta que conduz a mais saude. Os antioxidantes podem ser encontrados em:

  • vegetais,
  • frutas,
  • sementes,
  • grãos.

Quanto mais colorido seu prato diariamente, mais nutrientes e benefícios anto-aging terá, na pele, no corpo.

Saiba mais acerca dos alimentos que nos ajudam num envelhecimento ativo e positivo

 

  1. Exercitar o corpo e a mente.

É sabido a importância do exercício físico que nos ajuda a prolongar a saúde e a aumentar o nosso metabolismo, o que contribui para amenizar os riscos associados ao envelhecimento, fortalecendo as articulações que ajudam na sustentação corporal e a melhorar o equilíbrio.

Mas é muitas vezes esquecido o exercício mental. Como está essa parte do exercício? Tem feito atividades novas? Normalmente as que cruzam a parte motora com a parte intelectual como a dança, a pintura, a jardinagem são as mais completas e eficazes… mas pode tocar em alternativa um instrumento ou aprender uma língua. Que tal? Aceita o desafio?

Aprender a trabalhar corpo e mente

 

3. Dormir bem ou seja 6 a 8 horas todos os dias.

O sono reparador é aquele em que ao acordar não se sente cansado. Alias acorda com vontade de começar o dia, com o que ele lhe reservar.  

O que só acontece com a duração adequada, e que depende das pessoas mas que deve ser de 6 a 8 horas por dia. Para além das horas é preciso contar também com a qualidade do sono (sem despertar e com um sono profundo e reparador).

Saiba mais acerca do sono

 

4. Sentimentos positivos e boas energias.

A saúde mental é uma das chaves para a longevidade saudável. Cuidar da mente não envolve apenas uma boa noite de sono ou uma boa refeição. Envolve cuidar das nossas relações pessoais e profissionais no dia a dia, semeando boas energias e sentimentos, não esquecendo os momentos distensão. A meditação é uma boa dica para reconectar-se com o seu interior e trabalhar a sua vitalidade mental.

Não se esqueça da importância da amizade ao logo da vida. É também fundamental para uma boa longevidade.

Base: adaptado do artigo Rede Globo