Saúde e Bem Estar | Alimentos que contribuem para a maior longevidade

Introduza o seu e-mail

Alimentos que contribuem para a maior longevidade

10/11/2020 | Sofia Alçada

Sardinhas, um bom alimento para a longevidade - Foto: Unsplash Sardinhas, um bom alimento para a longevidade - Foto: Unsplash

Esta frase que se tornou tão célebre nos dias de hoje, é atribuída a Hipócrates, pai da medicina, e data de mais de 2500 anos atrás. O curioso é que Hipócrates terá ainda acrescentando "que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento".

Assim, consoante o nosso objetivo, poderemos integrar na nossa dieta diferentes alimentos com benefícios para.

 

Alimentos para a longevidade:

Se o tema é longevidade, aqui ficam algumas recomendações de alimentos que possuem propriedades de anti envelhecimento e que devem ser incluídos na dieta o quanto antes:

  • As amêndoas e as castanhas, dentro das oleaginosas, trazem muitos benefícios para o nosso cérebro. Poderemos usar estes alimentos, por exemplo, em pequenos lanches ao longo do dia.
  • Brócolos e couve (legumes de cor verde escura) são também uma boa opção quando o tema é longevidade, pois são ricas em vitamina D, entre outros nutrientes importantes para o nosso desenvolvimento e envelhecimento.
  • O chocolate pode ser também um bom aliado. Mas claro a opção com menos açúcar como são os chocolates mais a base de cacau com o mínimo de 75% ou 80%. Este alimento é importante pois ajuda a retardar o envelhecimento pelas suas características antioxidantes que atuam como anticoagulantes. Mas como é obvio deverá ser consumido com moderação.
  • Para fazer bem aos intestinos, regulando o seu funcionamento, podermos ingerir ameixas, na opção ao natural ou secas. Além do bem-estar que faz ao regular os intestinos, tem ainda propriedades de anti envelhecimento.
  • O peixe, em especial os de água salgada, como é exemplo a sardinha que tanto apreciamos em Portugal e o salmão, são outras boas opções. A razão da riqueza destes alimentos em especial no que toca a questão da longevidade é o facto de serem alimentos ricos em ômega 3, responsável por prevenir inúmeras doenças

 

Assim, cuide-se e coma o que lhe faz bem. Aceite as nossas sugestões e viva mais e melhor.