Biquini as peças mais explosivas da história do vestuário feminino | Cultura e Lazer

Introduza o seu e-mail

Biquini as peças mais explosivas da história do vestuário feminino

19/08/2022 | Marisa Cruz

E assim surgiram os biquinis para todas as mulheres de todas as idades Fonte: Pexels E assim surgiram os biquinis para todas as mulheres de todas as idades Fonte: Pexels

O local foi desativado devido ao alto índice de radioatividade, pois fez parte do programa de testes nucleares que os Estados Unidos desenvolveram, após serem invadidos durante a Segunda Guerra Mundial. No local foram lançadas mais de 20 bombas de hidrogênio e bombas nucleares, entre julho de 1946 e 1958.

 

Lançado como uma verdadeira bomba em 1946 por Louis Réard, engenheiro automobilístico, numa época em que havia uma situação econômica muito complicada na Europa, devido a Segunda Guerra Mundial. O primeiro biquíni do mundo, foi um projeto polêmico em França, tendo sido apresentado numa piscina, sendo a ideia a de relacionar a mulher de biquíni com o efeito de uma bomba atômica.

Inicialmente esse traje de banho feminino era uma peça única, pois mostrar e expor partes a mais do corpo, era considerado uma ofensa para a sociedade da época, algo inimaginável para os padrões em que as mulheres utilizavam vestidos para irem às praias e piscinas.

Para lançar o seu projeto, Louis contou com a dançarina Micheline Bernardine, a única que aceitou desfilar em Paris, em julho de 1946 e que fez história ao ser a primeira mulher a vestir um biquíni. Entretanto as mulheres não aceitaram a ideia. Mostrar o corpo era considerado um verdadeiro escândalo e os biquínis foram proibidos em vários países, inclusive na França.

Posteriormente atrizes como:

  • Ava Gardner,
  • Ursula Andress
  • Brigitte Bardot

Superaram os preconceitos e aderiram ao biquíni, que acabou por se tornar um objeto de sedução nos filmes e em fotografias. Assim, as vendas dispararam e o biquini passou a ser uma peça cobiçada pelo público feminino e admirada pelo masculino.

Na década de 80 algumas mulheres começaram a enrolar as laterais da calcinha do biquíni para que ficasse mais cavado, o que deu um ar de maior sensualidade a peça, que ficou conhecida como enroladinho e deu origem ao famoso Asa Delta que posteriormente evoluiu para Fio Dental.

Na década de 90, os biquínis ficaram cada vez menores, inclusive nas passarelas, desenhados pelos estilistas mais famosos, se tornaram tendência mundial e atualmente fazem muito sucesso entre todos os tipos de mulheres e de todas as idades.

É uma peça comum no vestuário feminino, principalmente nos países de clima tropical e apresenta-se como uma infinita diversidade de modelos. É reconhecido pelo seu estilo ousado e ao mesmo tempo faz um paralelo com a evolução dos direitos das mulheres frente à sociedade global.