Sociedade | Casa do Impacto: contribuir para a criação de impacto social positivo

Introduza o seu e-mail

Casa do Impacto: contribuir para a criação de impacto social positivo

21/07/2020 | Fernanda Cerqueira

A Casa do Impacto é o braço do empreendedorismo da SCML. FOTO:https://mais.scml.pt/casadoimpacto/ A Casa do Impacto é o braço do empreendedorismo da SCML. FOTO:https://mais.scml.pt/casadoimpacto/

Exemplo disso é a mais recente edição do Santa Casa Challenge | Extra Covid-19, promovida pela Casa do Impacto, e lançada com o propósito de “criar e adaptar soluções digitais inovadoras capazes de responder às necessidades específicas de idosos em isolamento social em instituições ou em domicílio”.

Ally Smart Check-in e SmartAL foram os projetos vencedores desta edição extraordinária do Santa Casa Challenge. Desenvolvida por Thomas Tredinnick, a ideia Ally Smart Check-in, consiste numa solução de monitorização de idosos que usa inteligência artificial, som e movimento para alertar, através de um aplicativo móvel, quando necessitam de assistência. A SmartAL, desenvolvida por Célia Gonçalves e Telma Mota, é uma solução desenvolvida para suportar serviços de Ambient Assisted Living que permite acompanhar, em tempo real, seniores e doentes crónicos, assim como, situações de convalescença ou follow-up pós-hospitalar.

 

O que é a Casa do Impacto?

Promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a reabilitação do antigo Convento de São Pedro de Alcântara permitiu a instalação de um importante hub de empreendedorismo social, um projeto que reúne capacitação, incubação, investimento e avaliação de impacto. Hoje os corredores de azulejos do antigo convento coexistem numa perfeita harmonia com as salas de coworking de onde todos os dias nascem novas ideias que ajudam a construir negócios sustentáveis e capazes de criar impacto social.

A Casa do Impacto é hoje o braço do empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tornou-se uma plataforma de referência na inovação e no empreendedorismo social, dinamizadora de uma série de ações, destinada a apoiar projetos que permitam efetivar políticas de responsabilidade social. Funciona como incubadora, aceleradora do ecossistema da inovação e do empreendedorismo social.

Um espaço virtuoso, onde dezenas de empresas contribuem para a criação de impacto social positivo. São entidades agregadas por um objetivo comum: promover e desenvolver soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para a construção de uma sociedade mais solidária e sustentável.

Saiba mais sobre a Casa do Impacto. E não deixe de ver ou rever a conferência online 'Inovação social na cidade – Um desafio ainda mais presente em tempos de crise', promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito da programação da VII edição da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Uma sessão que contou com a participação de Helena Lucas, Diretor de Património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto, e Sofia Alçada, Diretora do Impulso Positivo, entre muitos outros convidados. 

 

Nota: Este artigo é um excerto de 'A reabilitação também tem causas sociais', publicado no dia 15 de julho, no suplemento Público Imobiliário, do jornal Público.