Sérgio Serapião é um especialista no tema da longevidade, sendo o fundador da Labora Tech uma empresa que se foca na diversidade e na inclusão do sector empresarial.
Para saber mais, ouça o nosso Podcast com Sergio Serapião sobre a reinvenção do trabalho.
Eis aqui alguns dos conselhos deixados por este especialista à Globo Reporter para nos mantermos relevantes no mercado de trabalho:
- Aprendizagem ao longo da vida
- Continuar a aprender e a estudar, renovando os conhecimentos ou adquirindo novos conhecimentos em áreas distintas ou complementares. Há cada vez mais plataformas online e gratuitas onde é possível desenvolver e melhorar as principais competências que são cada vez mais procuradas pelas empresas.
- Desenvolva consciência
Quais os seus pontos fortes e que o diferenciam da “concorrencia” no mercado de trabalho e quais os seus pontos menos fortes, onde precisa melhorar. É muito importante focar-se naquelas que são as suas potencialidades e que o tormam unicos.
- Mantenha os contactos e desenvolva o seu networking, sempre.
Faça novos amigos, de grupos e idades diferentes. Troque ideia com as pessoas que o rodeiam, sejam netos, filhos, amigos, vizinhos com óticas e visões diferentes das suas. Um ótimo exercício fazer mentoria inversa com pessoas de outras idades.
- Uma segunda carreira após os 50
O que o entusiasma hoje? Faça um exercício de autoanálise, sonhe e faça planos.
Nunca é tarde para começar uma segunda carreira, alinhada com seu propósito e o legado que quer deixar. Comece hoje. Está sempre a tempo.
- Ative a voz do coletivo
Inclua-se em grupos, colabore e ative a sua rede de contactos. Partilhe os seus conhecimentos, faça parte de comunidades com as quais se identifica. Escreva para as marcas que consome, identifique a sua idade e os seus valores. O que espera das marcas e o que não está a correr bem.
E do lado das empresas, quais as mais valias de contratar 50+?
Sergio Serapico refere: “Equipes que têm diversidade alcançam resultados mais expressivos em processos de decisão e têm mais eficiência.”
Além disso, indica as mais-valias das empresas que contratam e retêm profissionais com mais de 50 anos:
- São qualificados e com experiência.
- São mais fieis a entidade empregadora
- Têm uma boa ética de trabalho.
- Têm um papel importante na formação das gerações futuras.
- As melhores equipes são as intergeracionais.
- Trazem conhecimento e redes de contato (network) anteriores.
- Costumam ser mais atenciosos com os clientes.
- O Gap de tecnologia pode ser superado (ver por exemplo mentoria inversa).
- São uma grande fonte de negócios, já que representam boa parte do PIB e, em muitas famílias, são a principal fonte de receita.
- Em muitos casos são reconhecidos como ‘a cara’ da marca.
Fonte: adaptado de Globo Reporter