Introduza o seu e-mail
Todos os dias estamos expostos a agentes agressores que atacam o nosso organismo e prejudicam o seu normal funcionamento. Estes agentes agressores, conhecidos como radicais livres, podem provir do stress, da radiação solar, da poluição ou do tabaco, por exemplo.
As consequências são conhecidas: envelhecimento precoce e maior risco de desenvolvimento de cancro, diabetes, doenças inflamatórias e doenças degenerativas.
O nosso organismo dispõe de antioxidantes internos, contudo, à medida que envelhecemos, a capacidade do nosso organismo produzir antioxidantes diminui e por isso é essencial reforçar a resposta do nosso organismo através da alimentação.
As frutas, os vegetais e os frutos secos são alimentos ricos em antioxidantes, pois contém grandes quantidades vitamina A, C ou E, assim como betacaroteno, minerais com selénio e zinco, e aminoácidos.
1. Chocolate preto
São boas notícias para os apreciadores de chocolate. Mas, atenção não é qualquer um. Quanto maior o teor de cacau, mais antioxidantes o chocolate contém.
2. Mirtilos
São ricos em antioxidantes e por isso uma boa ajuda para reduzir o risco de doença cardíaca e atrasar o declínio da função cerebral.
3. Morangos
Assim como os mirtilos e as framboesas são alimentos ricos em antioxidantes.
4. Couve
É um dos vegetais mais nutritivos e é rica nas vitaminas A, K e C.
5. Espinafres
É rico em nutrientes, em antioxidantes e tem poucas calorias.
6. Amêndoas
São uma excelente fonte de vitamina E, magnésio, cobre, ferro, fósforo, fibra alimentar, vitamina B2 e proteínas. Têm também um grande potencial antioxidante.