Introduza o seu e-mail
O som do vento nas árvores, o som dos pássaros, o ar fresco e puro, a luz… a tranquilidade. Todos já sentimos o bem-estar que o contacto com a natureza promove, reduzindo o stress, repondo energia e vitalidade, rejuvenescendo-nos.
Esta extraordinária capacidade terapêutica do contacto com a natureza foi muito desenvolvida por Qing Li, um médico imunologista, que dedicou anos a explorar o potencial do shinrin-yoku – expressão em japonês que significa banho (shinrin) e floresta (yoku). Este “banho” na atmosfera da floresta, absorvendo os seus sons, cores, odores e texturas, é há décadas um dos pilares da cultura japonesa e reconhecido pelo Sistema Nacional de Saúde do país. Atualmente os seus efeitos transformadores são reconhecidos por todo o mundo.
A lista de artigos científicos que sustenta esta prática, ainda que com outras designações, por exemplo, silvoterapia, é vasta. Sendo que se multiplicam os estudos que confirmam os benefícios de estar rodeado de árvores ou plantas (mesmo no conforto de casa).
Tome nota…
Estar em contacto com a natureza fortalece o funcionamento do sistema imunitário, reduz a pressão arterial, ajuda a diminuir o stress, a melhorar o humor, a qualidade do sono e a aumentar os níveis de energia.
Continue a leitura para saber mais!
Sobre como cuidar das plantas em casa recomendamos o artigo “Plantas em casa para um maior bem-estar”.