Habitação | Plantas em casa para um maior bem-estar

Introduza o seu e-mail

Plantas em casa para um maior bem-estar

01/05/2020 | Fernanda Cerqueira

Renda-se ao encanto das plantas. FOTO UNSPLASH Renda-se ao encanto das plantas. FOTO UNSPLASH

Não são só bonitas, as plantas são uma fonte de bem-estar! Desempenham uma função fundamental na purificação do ar e cuidar delas pode ser uma verdadeira terapia, ajudando a relaxar, a reduzir o stress e a controlar a ansiedade.

E se a sua hesitação se prende com o facto de não ter um jardim ou uma varanda saiba que isso não é um obstáculo. Um vaso poderá ser o suficiente para criar o seu pequeno ponto de contacto com a natureza.

Para quem é um iniciante nestes temas da botânica e para tantos outros que gostariam de relembrar algumas dicas essenciais, nós reunimos as regras de ouro para dar uma vida longa e feliz às suas plantas.

Encontre o local certo

Há plantas que precisam de muita luz e outras que são mais tolerantes à sombra. Normalmente essa indicação vem no vaso da planta ou o próprio vendedor presta essa informação. Em todo o caso, pode sempre pesquisar na internet sobre plantas que ache particularmente bonitas e perceber quais as que melhor se adequam ao espaço que tem disponível em casa.  

Escolha o vaso perfeito

Depois de comprar a sua planta, deixe-a habituar-se ao novo espaço, mas alguns dias depois mude-a de vaso. Normalmente, as plantas são vendidas em vasos com um tamanho limite, onde as raízes não têm mais espaço para crescer. Se não forem mudadas para um vaso maior não vão crescer e acabarão por murchar.

É também muito importante que o vaso tenha um pequeno furo no fundo, para escorrer a água em excesso. Caso não seja possível que este seja furado, é o caso de alguns vasos de cerâmica, coloque areia ou cascalho no fundo do vaso e só depois a terra.

Deve cobrir o vaso com terra até metade, colocar a planta e depois preencher até acima. As raízes nem devem ficar no fundo do vaso nem expostas ao sol.

E regue, mas sem excessos

As necessidades de água variam muito consoante a planta, a temperatura e a exposição solar. Um bom truque para saber quando deve regar é perfurar a terra com o dedo para sentir se a terra está seca ou húmida. Se estiver seca já sabe que é hora da rega, se estiver húmida, volte a verificar no dia seguinte.  

Ter plantas em casa resume-se a saber adaptar o espaço que se tem disponível, ao ambiente, à luz e, claro, à escolha das próprias plantas.

Resta pôr mãos à obra! 

 

Fonte: www.homify.pt